Todas as atitudes do ser humano gera impacto em nosso planeta e com o consumo não é diferente. Dessa forma, é necessário repensar nossos hábitos, a forma que consumimos e que descartamos, para não sobrecarregar, ainda mais, o mundo em que vivemos. Um caminho possível para dar o primeiro passo em direção a uma vida mais sustentável é o consumo consciente.
Segundo o ministério do meio ambiente, o consumo consciente é “uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta”. Isso significa que qualquer consumo é tido como consciente, desde que haja uma reflexão do impacto gerado pela nova aquisição – positivo ou negativo – no meio ambiente, nas relações sociais e até mesmo em suas finanças.
A teoria parece difícil, mas na prática é mais fácil do que você imagina!
Como ser um consumidor consciente
Sabe quando você vai ao mercado e decide não comprar as verduras expostas, pois vai consumir as que ainda tem na geladeira primeiro? Ou quando vê uma promoção de roupas, mas se lembra que tem muitas em casa e evita realizar uma compra por impulso?
Quando você faz esse tipo de reflexão, está sendo um consumidor consciente, pois está evitando o desperdício de comida e do seu próprio dinheiro.
Também faz parte do comportamento do consumidor consciente conhecer a origem dos produtos comprados, sabendo quais os impactos causados durante toda sua vida útil, além de produzir menos lixo, e quando produzir, destinar para os lugares corretos.
Fazendo isso, você se torna parte de uma sociedade que preza pelo desenvolvimento sustentável e é um passo importante para a auxiliar na construção de uma economia circular.
Existem alguns hábitos simples que, quando inseridos em nosso dia a dia, impactam positivamente a sociedade, o meio ambiente e nos tornam consumidores mais conscientes. Veja algumas dicas:
1.Planejamento
Quando for ao mercado, faça uma lista de compras e siga-a à risca, assim fica mais difícil de comprar alguma coisa sem necessidade, apenas por impulso. Isso se aplica a todas as compras que fazemos no nosso dia a dia: de móveis, eletroeletrônicos, roupas e outros.
Outra dica é sempre ficar de olho nas embalagens para identificar selos que podem te ajudar a fazer uma compra mais consciente: como o eureciclo, que mostra que aquela marca faz a reciclagem de suas embalagens, e o I’m Green, que identifica os produtos que usam o Plástico Verde em sua composição.
Veja as marcas de pilhas e aparelhos eletrônicos que já fazem a reciclagem de seus produtos.
2.Compre de produtores locais
Veja no seu bairro quem pode fornecer algo que você queira. Um vizinho que faz pães, por exemplo, ou vá até a feira mais próxima prestigiar os feirantes do bairro. Essa é uma atitude que, mais do que consciente, é gratificante, pois você prestigia o trabalho daqueles que estão próximos a você, além de contribuir para a renda de uma família.
3.Reutilize e conserte sempre que possível
Use a criatividade para transformar os produtos usados. Que tal utilizar aquela embalagem de vidro como porta temperos? Na internet já existem vídeos tutoriais para vários projetos Faça Você Mesmo (Do it yourself, em inglês).
Pode ser uma atividade divertida para fazer com a família. E ainda contribui com a sustentabilidade do planeta.
Já para eletroeletrônicos quebrados, antes de esquecê-los tente aumentar a sua vida útil ao seguir algumas dicas dos fabricantes ou enviando para o conserto. Às vezes é possível garantir sua recuperação sem muito dinheiro e evitar o descarte precoce.
4.Consumo de energia elétrica
O consumo consciente de energia elétrica é essencial para um desenvolvimento sustentável. Você consegue imaginar sua vida sem energia? Hoje dependemos dela para fazer a maior parte das coisas em nosso dia a dia.
Por isso, é necessário, sempre que possível, reduzir o consumo de energia, evitando gastos desnecessários que possam desencadear crises energéticas. Sendo assim, não esqueça de sempre apagar as luzes ao sair de um ambiente, desligar aparelhos da tomada quando não estiver em uso (o stand-by (modo espera) aumenta o consumo em 20%;) e dar preferência aos eletrodomésticos mais econômicos.
5.Recicle seus objetos
Devido a grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem se tornou uma atitude indispensável para a saúde das pessoas e do planeta. Com a fabricação de produtos reciclados há a preservação da natureza, redução da poluição e contaminação do solo, além da economia de energia.
As pessoas estão familiarizadas com a reciclagem de materiais como papel, plástico, alumínio e vidro, porém, pouco sabem sobre a reciclagem de eletroeletrônicos.
Um recorde de 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos – produtos descartados com bateria ou plugue – foi gerado em todo o mundo em 2019, o que representa um aumento de 21% em apenas cinco anos, de acordo com o The Global E-waste Monitor 2020 das Nações Unidas.
O novo relatório também prevê que os resíduos eletrônicos globais totalizarão 74 milhões de toneladas em 2030, quase dobrando em apenas 16 anos.
Quando o seus aparelhos eletroeletrônicos não tiverem mais serventia pra você, lembre-se: são variadas as possibilidades de reciclagem desses equipamentos. Mais importante do que falar, é fazer! Esses são hábitos que devemos incluir em nosso cotidiano para sermos cada vez mais conscientes e a Green Eletron te ajuda com isso!
A Green Eletron é uma gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos de uso doméstico e pilhas. O seu trabalho é recolher os itens descartados pela população e encaminhá-los para recicladoras homologadas, que garantem que eles sejam transformados em matéria-prima de novo e voltar para a cadeia produtiva.
A gestora conta hoje com mais de 600 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de aparelhos elétricos ou eletrônicos, onde as pessoas podem descartar notebooks, celulares, monitores de computador, HDs, adaptadores de tomadas, furadeiras elétricas e muitos outros. Confira a lista completa aqui. Exclusivos de pilhas, são mais de seis mil PEVs espalhados pelo Brasil. Saiba onde descartar os eletrônicos aqui e pilhas aqui.
Fique atento às suas escolhas, incentive outras pessoas e faça sua contribuição para um mundo mais sustentável.