A participação do consumidor é essencial para o sucesso da logística reversa de qualquer produto. O Acordo Setorial para Logística Reversa de Eletroeletrônicos prevê que até em 2025 pelo menos o equivalente em peso a 17% do que foi colocado no mercado em 2018 por fabricantes, importadores, distribuidores e varejistas de equipamentos elétricos ou eletrônicos de uso domiciliar deverão ser reciclados. Essa meta só será alcançada se a população tiver a oportunidade de descartar seus aparelhos e pilhas sem uso nos locais corretos. É aqui que entra a Leroy Merlin, referência em construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem.
Em uma parceria inédita, a Green Eletron terá Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em todas as lojas da Leroy Merlin no Brasil. Atualmente, 17 das 18 unidades do estado de São Paulo já tiveram os coletores inaugurados, onde a população poderá descartar seus resíduos de forma ambientalmente correta, com a garantia de que eles serão reciclados e terão a sua destinação final adequada.
Os PEVs podem ser encontrados em unidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, São Bernardo do Campo, Taubaté, São José do Rio Preto, Barueri e São Caetano do Sul. A ideia é que, no futuro, toda a rede da Leroy Merlin esteja equipada com os pontos de coleta da Green Eletron.
A colaboração teve início em julho de 2019, mas agora entra em um momento de expansão. Como importadora de produtos eletroeletrônicos e pilhas, a varejista de construção se tornou também uma associada da gestora, cumprindo com a legislação brasileira.
Por segurança e como garantia de que os aparelhos descartados terão a destinação correta, os coletores são trancados e só podem ser abertos pela equipe de recolhimento e transporte. Além disso, eles foram projetados para evitar que pessoas possam tocar nos eletroeletrônicos descartados, utilizando rampas internas e um sistema de “gavetas” com fundo falso.
Nós já conversamos por aqui sobre o quão importante é a participação do varejo na logística reversa. Na cadeia de produção, o setor é o estágio que se encontra mais próximo do consumidor. Ou seja, se a sua furadeira já não tem mais uso, um ponto de descarte responsável instalado na loja onde a mesma foi adquirida torna acessível a sua participação no ciclo da reciclagem.
Saiba o que pode descartado nos coletores da Green Eletron
10 Comentários
Edson Santos
Bom dia. Nesses locais podem ser descartados cartuchos de toner? Tenho cartuchos grandes para descartar.
Green Eletron
Olá, Edson! Cartuchos de toner podem ser descartados nos PEVs da Green Eletron sim!
Luiza
Bom dia,
Nestes locais podem ser descartados chuveiros, ventiladores airfryer?
Green Eletron
Luiza, parabéns pelo seu interesse em fazer o descarte correto dos seus resíduos eletrônicos! Sim, essas localidades recebem os itens mencionado. Clique aqui para achar o Ponto de Entrega Voluntária mais próximo de você: https://bit.ly/3fQm3HB. Conte conosco!
Rita Rodrigues
Boa noite.
Posso descartar um home theater completo?
Green Eletron
Olá, Rita. Agradecemos sua mensagem. Sim, aparelhos de áudio são aceitos em nossos coletores.
Rafael
Posso retirar pra mim um equipamento descartado no ecoponto de uma loja?
Green Eletron
Não, Rafael. Os eletrônicos são descartados de maneira voluntária pelos consumidores pois sabem que serão encaminhados para reciclagem. Os equipamentos ali destinados não podem ser doados ou comercializados.
Marcia
Vocês ainda tem ponto de coleta na Leroy Merlin em Niterói?
Green Eletron
Olá, Marcia! Para acessar a nossa lista de Pontos de Entrega Voluntária atualizada acesse https://greeneletron.org.br/localizador