A pandemia foi difícil para todos, do governo à população, não é? Algumas dificuldades surgiram e outras, que já existiam, se agravaram, como foi o caso do setor da reciclagem de resíduos eletrônicos. A geração de lixo cresceu, mas a destinação correta dos resíduos acabou sendo prejudicada por causa das restrições e hábitos que precisamos adotar para conter a pandemia. Os eventos de coleta não puderam acontecer e parte dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), como parque, lojas do varejo e shoppings, ficou fechada por algum tempo, o que impediu a ida de pessoas com seus equipamentos para descarte.
Apesar disso, a Green Eletron, gestora da Logística Reversa de eletrônicos e pilhas, conseguiu recolher, em 2020, cerca de 88 toneladas de eletroeletrônicos e 83 toneladas de pilhas e baterias, ou seja, mais de 170 toneladas coletadas! O resultado é menor que o do ano anterior (349 toneladas), mas ainda superou as expectativas, porque evitou que essa quantidade enorme de resíduos chegasse aos aterros e locais inadequados e, assim, causasse um impacto negativo na natureza.
Sabe quais foram os materiais mais coletados?
Incentivo e conscientização foram fundamentais
Para promover a reciclagem dos resíduos, nós desenvolvemos ações que incentivaram e conscientizaram a população. Em outubro do ano passado, por exemplo, a Green Eletron lançou o movimento Eletrônico Não É Lixo, uma campanha com foco em educar a população, o que ajudou, com certeza, no resultado que conquistamos.
A gestora também promoveu uma campanha em conjunto com o Metrô de São Paulo, instalando PEVs em seis estações, o que levou à coleta e reciclagem de 1,6 toneladas. Podemos destacar também o drive-thru sustentável, que ocorreu em Santo André. O evento permitiu que a população entregasse pilhas e eletrônicos sem que precisasse sair do carro, atendendo às orientações de distanciamento social. Em dois dias, foram recolhidas 8 toneladas de equipamentos e 165 kg de pilhas.
2021 será melhor
Se levarmos em conta as adversidades, o balanço é extremamente positivo. Além da quantidade de resíduos encaminhados corretamente para a reciclagem, fechamos o ano com 82 associadas, um crescimento de 64% em relação ao ano anterior, e 26 parceiros no varejo, que possibilitaram a logística reversa do lixo eletrônico.
Instalamos 372 novos PEVs de eletroeletrônicos em novos 11 estados, e já estamos em 12 (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e no Distrito Federal. O Green Recicla Pilha expandiu fortemente e triplicou a quantidade de coletores no país todo: passou de 2 mil para 6 mil, atendendo a uma população cada vez maior.
Em meio a tantas incertezas, o balanço foi positivo, o que traz a sensação de dever cumprido. A expectativa da Green Eletron é recolher pelo menos 600 toneladas de eletroeletrônicos neste ano. Saiba o que pode ser descartado em nossos coletores. Encontre aqui o PEV mais próximo de você e veja aqui todos os coletores exclusivos de pilhas.
12 Comentários
GUSTAVO MACHADO SARDINHA
Oi, bom dia.
Vocês conseguiriam me informar qual é, aproximadamente, a quantidade desse tipo de resíduo gerado anualmente no país?
Pois pelo que entendi, 171 ton foram só as qtdes. recolhidas por vocês.
Esse número me parece minúsculo se comparado aos dados referentes a geração anual de resíduos no país, que se dá em centenas de MILHÕES de toneladas.
Então eu queria saber se esses dados que vi anteriormente em outros sites são equivocados, ou pelo menos encontrar dados confiáveis mais recentes por aqui…
Green Eletron
Gustavo, você tem razão. Infelizmente, o sistema brasileiro demorou bastante para regularizar o recolhimento do lixo eletrônico. A Green Eletron gerencia a logística reversa de pilhas desde 2010 e de eletroeletrônico desde 2016. Em apenas 11 anos de atuação no mercado, mais de 530 toneladas de aparelhos eletrônicos foram reciclados e mais de 1.800 toneladas de pilhas foram reaproveitadas a partir do descarte adequado. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente, mas com ajuda de pessoas como você, interessadas em um mundo mais sustentável, esse número tende a crescer cada vez mais! Conte com a gente!
Você pode conferir os dados oficiais nesse post: https://bityli.com/bj0oS
Vivian Alves
Boa tarde
Moro no Rio de Janeiro, e busco informações onde devo descartar pilhas usadas ?
Green Eletron
Vivian, parabéns pela iniciativa de fazer o descarte correto das suas pilhas usadas. Temos 438 pontos de coleta na cidade do Rio de Janeiro. Ache aqui o mais próximo de você: https://bit.ly/2Yipgtf. Conte conosco!
FRANCISCO LINDELANO VIANA FAUSTINO
Boa noite,
Gostaria de saber se já existem dados das quantidades de produtos reciclados de ano a ano desde o inicio das operações da Green Eletro. Estou produzindo uma Tese de Conclusão sobre o lixo eletroeletrônico no Brasil e busco por dados de reciclagem desses resíduos.
Desde já grato pela atenção.
Green Eletron
Francisco, temos sim! Acredito que o link ao lado deve te ajudar. Caso ainda precise de informações, por favor, entre em contato por meio do email contato@greeneletron.org.br. https://bit.ly/3Hek4s7
Ana Flávia
Oii boa tarde eu fiquei feliz em saber que memso em momento de pandemia vocês realizaram um belo trabalho. Parabéns
Green Eletron
Olá, Ana Flávia. Agradecemos o contato e o comentário 🙂
Nyedja
Olá
Onde encontro a pesquisa e os dados que deram origem a matéria?
Desde já agradeço
Green Eletron
Nyedja, obrigada pelo interesse nos dados! Essa são informações proprietárias da Green Eletron. Caso precise de mais informações específicas, por favor, entre em contato via o e-mail greeneletron@agenciaecomunica.com.br
Bryan de Azevedo Rodrigues
Olá!
Busco encontrar alguns dados sobre o descarte de pilhas no Brasil, algo essencial em uma pesquisa que estou realizando para o desenvolvimento de um artigo. Gostaria de saber onde posso encontrá-los.
Desde já, agradeço.
Green Eletron
Olá, Bryan. Agradecemos sua mensagem. Aqui você encontra uma pesquisa realizada pela Green Eletron em parceria com a Radar Pesquisas em 2021, com dados sobre descarte de eletroeletrônicos e pilhas https://greeneletron.org.br/pesquisa