Muitos de nós conhecem ou conseguem imaginar o processo de reciclagem de papel, alumínio e plástico. Porém, como é feita a reciclagem do lixo eletrônico? Como é o processo e o que pode ser recuperado de um celular, por exemplo?
De um único aparelho eletroeletrônico é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais preciosos como ouro e prata, papel e muitos outros que voltam para a cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos. Porém, o processo exige um controle de toda a cadeia, tecnologia de ponta e segurança.
Conheça um pouco mais sobre o que acontece com o lixo eletrônico descartado no sistema da Green Eletron.
Chegada dos itens descartados na recicladora
A Green Eletron conta hoje com duas recicladoras de lixo eletrônico, que ficam localizadas no interior do estado de São Paulo. A GM&C em São José dos Campos e a Sinctronics em Sorocaba. Todos os itens descartados nos coletores da gestora são transportados para as duas localidades.
Os eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis sem utilidade, ou o chamado lixo eletrônico, chega nas instalações em big bags, caixas de papelão ou em bombonas plásticas.
Triagem
Os produtos que chegam passam por um separação. A equipe que participa do processo realiza a triagem por tipo de produtos, em que os eletrônicos, de acordo com suas especificidades, são separados das demais impurezas. Cada material terá a sua destinação correta, mas serão processados em grupos diferentes.
Para a reciclagem de pilhas, elas são separadas na GM&C e transportadas para a Nexa Resources, que faz o reaproveitamento do zinco e dá a destinação ambientalmente correta para os demais materiais. Apenas em 2019, a Green Eletron possibilitou a reciclagem de 171 toneladas de pilhas.
Trituração e separação
Após a triagem, uma máquina de última geração faz automaticamente a trituração e separação dos materiais presente nos eletroeletrônicos. São diversas etapas que por densidade de cada elemento facilitam o processo de reaproveitamento e destinação final específica para a matéria-prima extraída.
A tecnologia para fazer a reutilização dos metais preciosos presentes, ainda que em pequena quantidade, nos eletroeletrônicos ainda não foi implementada no Brasil. Por isso, as recicladoras fazem a trituração de placas e as encaminha para empresas europeias para que sejam reutilizadas em outras indústrias, como por exemplo as de jóias.
Destinação final
Com as matérias-primas separadas e trituradas é a hora de as levar para as indústrias que vão produzir novas mercadorias, que variam desde novos eletroeletrônicos até assoalhos e cimento.
Desta forma, as empresas podem diminuir a extração de recursos naturais e preservar o nosso planeta ao mesmo tempo que garantem uma fonte inesgotável de matérias-primas. Entenda mais sobre a mineração urbana aqui.
16 Comentários
Marcos Luiz da Silva Cavalcanti
Bom dia!
Como posso iniciar uma coleta seletiva em minha cidade e trabalhar com vcs com o envio desse lixo eletrônico?
Sou o Marcos Cavalcanti
Moro na cidade de Teixeira de Freitas BA.
Green Eletron
Marcos, obrigada pelo seu interesse em ser parte do sistema da Green Eletron. Por favor, entre em contato pelo contato@greeneletron.org.br. Nosso time de operações vai conseguir auxiliá-lo. Conte conosco!
Francisco Claudio
Boa tarde tenho vontade de conhecer uma empresa igual a esse. Como faço??
Green Eletron
Franscisco, parabéns e obrigada pelo seu interesse no processo de reciclagem dos resíduos eletrônicos. Trabalhamos com 8 recicladoras atualmente e você pode entrar em contato com todas elas. Saiba mais aqui: https://greeneletron.org.br/blog/conheca-quais-sao-e-como-atuam-as-recicladoras-de-eletroeletronicos-e-pilhas-parceiras-da-green-eletron/
Pedro
Quanto custa o processo de reciclagem?
Joel Bispo RAmos
Tenho uma instituição sem fins lucrativos e queria muito trabalhar com reciclagem de produtos eletrônicos como devo fazer para encaminhar o material e estabelecer um local para coleta,
Green Eletron
Olá! Tudo bem? Segue o link para que você possa realizar o seu cadastro e associar-se a nós: https://bit.ly/3HXKPkV. 💚
Aurelandia Maria de Oliveira
Boa tarde!
Tenho alguns aparelhos eletrônicos para reciclagem, como poderia envia esse lixo eletrônico para vocês?
Moro em São Paulo, extremo sul.
Green Eletron
Olá! Segue link para buscar o coletor mais próximo de sua região: https://bit.ly/3skCEbv. Se preferir, você pode solicitar uma Coleta em Casa também. 💚
marli teresinha
OLA…. boa tarde amigo da GREEN ELETRON ,tenho uma assistência de notebooks ,e estamos separando muita coisa aqui na minha cidade ,como posso fazer para vender todo esse material que estou reciclando vocês tem interesse em estar comprando.
Green Eletron
Olá, Marli! Agradecemos seu comentário. Atuamos apenas com entrega voluntária dos equipamentos, não compramos os itens.
Bianca Silva
Olá! Qual é o seu ponto de vista do texto em que foi publicado aqui?Para eu entender melhor!
Green Eletron
Bianca, atuamos na logística reversa de eletroeletrônicos, ajudando empresas e consumidores a descartarem corretamente seus equipamentos que seguem para a reciclagem em nossas parceiras.
Como evitar que aspiradores de pó e vassouras elétricas quebrem -
[…] como todo equipamento eletrônico, eles precisam de cuidados especiais para durar mais tempo e manter a eficiência. Separamos […]
Altas temperaturas no planeta: a importância da reciclagem -
[…] aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) são enviados para recicladoras, onde os itens são manuseados e separados para se transformar em novas […]
Como o descarte incorreto de eletrônicos impacta a saúde e o meio ambiente -
[…] um único aparelho eletroeletrônico é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais (como ouro e prata) e muitos outros insumos. E são esses materiais […]