Se tem uma coisa que todo mundo ama, é praticidade, né? E nada mais prático do que uma vassoura elétrica ou aspirador de pó vertical para fazer aquela limpeza geral em casa, sem tanto esforço.
Mas, como todo equipamento eletrônico, eles precisam de cuidados especiais para durar mais tempo e manter a eficiência. Separamos algumas dicas valiosas para ajudar você nessa missão, vamos lá?
Vamos começar pelo básico: esvaziar o reservatório de sujeira regularmente. Se ele ficar muito cheio, pode comprometer a eficiência do aparelho ou exigir esforço desnecessário do equipamento.
Imagine precisar usar a vassoura elétrica ou o aspirador e descobrir que ele está lotado de sujeira? Então, deixe a preguiça de lado e limpe o espaço onde ficam os resíduos depois do uso. Assim, você previne o acúmulo de sujeira, o que pode até tornar esse processo mais simples, do que se esperar chegar no limite.
Os filtros são os pulmões do seu aspirador. Se eles estiverem sujos, o desempenho cai e o motor pode até superaquecer. A maioria dos modelos tem filtros laváveis que podem ser retirados e lavados com água corrente.
Porém, fique atento! Sempre faça isso de acordo com as recomendações do fabricante. Nada de desmontar ou higienizar seu equipamento sem consultar o manual, viu? Ele não está na caixa à toa.
Manter os cabos e a mangueira do aspirador em bom estado é importante. Evite puxar os fios com força e use uma extensão para alcançar distâncias maiores, prevenindo danos e acidentes. Não queremos que seja necessário um reparo técnico, não é?
Para modelos com mangueira flexível, verifique regularmente se há obstruções, como cabelos ou pequenos objetos, e limpe qualquer bloqueio para garantir o funcionamento.
Esses produtos são ótimos para o dia a dia, mas não são feitos para limpeza pesada, que contenham, por exemplo, restos de construção ou pedaços grandes de resíduos.
Se a sua necessidade for essa, nossa recomendação é que procure um equipamento específico para essa aplicação, mais potente. Assim, expectativas não são quebradas! As versões menores atendem necessidades menos complexas.
Sabe aquelas escovas que ficam na base do aspirador? Elas podem acumular fios de cabelo, pelos de animais e outras sujeirinhas. Mas, para garantir que as ferramentas vão fazer o trabalho direito, é necessário manter esse acessório limpo.
Por isso, lembre-se de verificar de tempos em tempos. Se notar muitas coisas presas, retire os excessos com cuidado. Com isso, a faxina fica mais leve, já que você não vai precisar parar no meio para limpar.
Depois da limpeza dá uma preguiça, né? Mas não largue a vassoura elétrica ou o aspirador em qualquer canto!
É importante guardar sempre em um lugar seco e seguro, e alguns modelos vêm com suportes de parede que ajudam a economizar espaço, afinal, manter a organização é a chave para uma vida mais leve e descomplicada!
Se estivermos com um modelo que usa bateria, é importante dar atenção especial ao carregamento, para não sobrecarregar e danificar seu equipamento.
Então siga à risca os direcionamentos do fabricante sobre tempo de carga e o uso do carregador. Ah, e quando estiver totalmente carregado, lembre-se de desconectar da tomada para evitar que esquente demais e prejudique a bateria a longo prazo.
Nunca aspire cacos de vidro, nem os mais finos, que podem perfurar o filtro, a mangueira e o saco armazenador;
Resíduos assim, como borra de café, além de grudarem no interior do aspirador e entupirem o filtro e outras passagens de ar, vão criar uma colônia de fungos dentro dele. Cuidado!
Nunca aspire nada molhado, pois existe um alto risco de choque elétrico ou curto-circuito. Alguns aspiradores podem ser usados para aspirar água, mas você deve verificar isso no manual de instruções. Se for permitido, tudo bem;
Resíduos oleosos (como os de maquiagens, por exemplo) também podem entupir as passagem de ar, quebrando o aspirador de pó;
Plásticos em geral, papel de bala, papel alumínio, entre outros, são materiais que derretem com o calor e podem grudar no interior do equipamento. Isso pode fazer com que a remoção fique praticamente impossível. Então, melhor evitar!
Se, mesmo com todo o cuidado, seu equipamento quebrou e não tem conserto (acontece!), agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta.
Isso porque estamos falando de resíduos eletroeletrônicos (categoria que engloba produtos eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas LED), que não devem ser deixados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional, mais direcionada a outros tipos de materiais recicláveis, como embalagens.
E fique esperto nesse sentido, porque a destinação errada pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente e para a nossa saúde, por meio da contaminação do solo e da água.
O jeito certo de se desfazer desses itens é procurar um PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão espalhados em diversas cidades do país. Para encontrar o mais próximo de você, basta acessar o localizador (eletroeletrônicos, pilhas e baterias).
Então, é isso! Com essas dicas, suas vassouras elétricas e aspiradores de pó vão durar muito mais, mantendo sua casa sempre limpinha e seu bolso feliz.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o descarte correto de lixo eletrônico no Brasil: