Os apagões podem acontecer por vários motivos: desde sobrecargas na rede e tempestades até problemas técnicos ou imprevistos, como acidentes. A boa notícia? Proteger seus aparelhos desses eventos é mais fácil do que parece!
Que tal conferir algumas dicas simples que podem poupar você de sustos e ajudar a economizar nos reparos?
Antes de um apagão, que tal garantir que seus dados estejam seguros e bem guardados? Manter cópias de segurança é um passo simples e valioso! Salve seus arquivos importantes em um HD externo ou na nuvem, para que, se a luz for embora de repente, você não corra o risco de perder informações essenciais.
Com seus documentos em locais seguros, dá para encarar qualquer imprevisto com tranquilidade!
Você sabia que durante apagões e o restabelecimento de energia seus dispositivos podem ficar mais vulneráveis a ameaças cibernéticas?
Manter seus aparelhos atualizados é como dar um “escudo” extra para eles! Essa simples rotina reforça a segurança e ainda garante que seus aparelhos continuem funcionando da melhor forma, longe de riscos.
Sentiu que o tempo fechou e vem tempestade por aí? Com chuvas fortes, a chance de um apagão aumenta bastante! Então, antes que o raio e trovão dêem o sinal, desconecte os eletroeletrônicos das tomadas, especialmente os mais sensíveis, como computadores e TVs.
Esse pequeno cuidado ajuda a proteger seus aparelhos de possíveis sobrecargas quando a energia voltar — evitando aqueles sustos de ver seu equipamento danificado!
Também conhecidos como DPS, os protetores de surto são os melhores amigos dos seus eletroeletrônicos quando o assunto é apagão! Esses dispositivos ajudam a estabilizar a energia que chega até os aparelhos, especialmente quando ela volta de forma inesperada.
Quando a luz se restabelece, é comum que ocorram picos de energia — aumentos bruscos na corrente elétrica que podem danificar componentes internos dos seus equipamentos.
Com um protetor de surto, você cria uma barreira essencial que absorve esses picos e preserva a vida útil dos seus eletroeletrônicos, garantindo que voltem a funcionar perfeitamente.
Trabalha em casa ou depende de aparelhos essenciais, como roteadores e computadores? Então, um nobreak pode ser uma ótima solução!
O nobreak é como um power bank para seus eletroeletrônicos, mantendo tudo ligado por um tempo quando a energia cai, perfeito para terminar tarefas importantes com calma e não perder dados.
Se, mesmo com todo o cuidado, seu equipamento queimou e não tem conserto (acontece!), agora ele é um lixo ou resíduo eletroeletrônico e deve ser destinado de forma correta.
Isso porque resíduos eletroeletrônicos, e também pilhas e baterias, não devem ser deixados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional. Ao invés, precisam ser direcionados a pontos de entrega de outros tipos de materiais recicláveis, como lâmpadas e embalagens.
E fique esperto nesse sentido, porque a destinação errada pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente e para a nossa saúde, por meio da contaminação do solo e da água.
O jeito certo de se desfazer desses itens é procurar um PEV (Pontos de Entrega Voluntária), como os da GREEN Eletron, que estão presentes em diversas cidades do país. Para encontrar o mais próximo de você, basta acessar o localizador em nosso site (eletroeletrônicos, pilhas e baterias).
E é isso! Com essas dicas, seus aparelhos ficam protegidos, e você ganha a tranquilidade de aproveitar o tempo sem energia para, quem sabe, tirar aquele cochilo merecido ou relaxar um pouco!
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a Importância da Logística Reversa do Lixo Eletroeletrônico: