O liquidificador é um eletrodoméstico indispensável na cozinha, devido a sua praticidade. Porém, a eficiência dele pode diminuir se alguns cuidados não forem tomados.
Por isso, reunimos algumas dicas simples para aumentar a vida útil desses produtos, o que inclui o manuseio correto, os melhores usos e uma limpeza eficiente, chave para que o aparelho dure bastante.
Limpando seu liquidificador
A maior aliada para o bom funcionamento de um liquidificador é a limpeza. Muitas pessoas acabam não lendo as orientações dos fabricantes e não tomando cuidado na hora de higienizar o produto, podendo ocasionar falhas mais cedo do que o esperado.
Mas, atenção! Primeiro, certifique-se de que ele não está ligado na tomada. Mantenha a parte elétrica do aparelho longe da água, impedindo acidentes e danos ao equipamento.
Um detalhe importante é a quantidade de água usada no processo, pois isso pode causar problemas na base. Por isso, opte pela esponja ou um pano úmido para este momento.
Outra dica é evitar lavar a jarra com o lado áspero da esponja, pois além de riscar o copo, pode acumular sujeiras e bactérias no liquidificador e não queremos isso, não é?
Tendo dificuldade com os cantinhos? Sabemos que essa parte é mesmo difícil. Para alcançar direitinho, que tal usar um cotonete? Assim, você garante a higiene até nos detalhes, garantindo que tudo esteja bem limpo para o próximo uso.
Por fim, na hora de limpar as lâminas, vale a pena desencaixá-las, desmontando a estrutura. Uma boa ideia é, depois disso, colocar em um recipiente com água e bicarbonato de sódio para a higiene completa. Caso não seja possível fazer essa separação, basta colocar água com detergente no copo e ligar o aparelho.
Xô, líquido quente!
Nada de líquidos quentes no liquidificador, porque a maioria dos modelos (plástico) não suporta o calor e pode trincar, principalmente se a temperatura estiver acima de 80ºC.
Isso é muito importante, porque um problema aqui e pronto, um acidente grave pode acontecer. Confira essa instrução no manual, para ter certeza.
Não sobrecarregue nem tente afiar as lâminas
Tome muito cuidado para não gerar sobrecarga no seu aparelho. Quando for bater alguma coisa, comece sempre pelos líquidos e depois insira os sólidos. Essa é uma maneira de facilitar o trabalho do equipamento.
Você já pensou em afiar as lâminas? Alerta total: nem pense em fazer isso! Além de danificar seu eletrodoméstico, fazendo com que ele perca potência, é perigoso e pode cortar alguém.
Acessórios certos e de qualidade
Sabia que optar por jarras de vidro, em vez de plástico, pode ser uma ótima ideia? Isso porque o cheiro dos alimentos não fica tão preso no copo e, assim, permite que o aparelho fique em uso por mais tempo.
Não é uma boa escolha usar colheres ou outros utensílios dentro da jarra, caso o liquidificador esteja ligado. Os danos podem ir além do que vemos no produto, machucando gravemente quem estiver usando o liquidificador.
Meu liquidificador parou de funcionar, e agora?
Se, mesmo com esses cuidados, seu equipamento não funciona mais ou entrou em desuso, podemos chamá-lo de lixo eletrônico e é preciso dar a destinação ambientalmente correta para ele.
Os resíduos eletrônicos, nome correto para os eletroeletrônicos, baterias, pilhas e lâmpadas que precisam ser descartados, não devem ser encaminhados com o lixo comum ou na coleta seletiva tradicional. Portanto, atenção!
Para descartar do jeito certo, procure um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da Green Eletron, que estão espalhados em diversas cidades do país. Atualmente, são mais de 1.160 coletores que recebem esse tipo de aparelho e outros eletroeletrônicos e pilhas.
Para encontrar o mais próximo, basta acessar o localizador. Caso não encontre, você pode solicitar o orçamento para uma coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Agora que você já sabe como cuidar do seu liquidificador, é hora de colocar em prática!