Muitos usuários não sabem, mas é preciso ter alguns cuidados especiais com os eletroeletrônicos quando as temperaturas estiverem mais baixas. Seja um smartphone, laptop, tablet ou câmera, todos esses aparelhos podem sofrer danos devido ao frio.
Por isso, separamos algumas dicas essenciais para manter os aparelhos funcionando perfeitamente, mesmo nos dias mais gelados:
Assim como muitas pessoas, os eletrônicos também não são fãs do frio extremo. Evite deixar seus dispositivos expostos a temperaturas baixas por longos períodos, especialmente se não estiverem em uso. Se estiver ao ar livre, mantenha-os protegidos em um estojo ou bolsa para minimizar a exposição direta ao clima.
As baterias dos eletrônicos são particularmente sensíveis ao frio, sabia? Durante o inverno, a capacidade da bateria pode diminuir temporariamente, resultando em uma vida útil mais curta para a carga.
Deixe os aparelhos em locais mais quentes (mas não demais!). Se possível, mantenha as baterias carregadas. Caso a queda da carga seja muito acentuada, tenha o carregador por perto ou – em caso mais extremo – leve o produto para a assistência técnica.
Quando você traz um dispositivo de um ambiente frio para um local quente, a rápida mudança de temperatura pode causar uma condensação. E isso pode danificar os circuitos internos.
Se for uma mudança necessária, você pode optar por aguardar um pouco para ligar o equipamento, esperando que ele “acostume” à temperatura nova.
Deixe seus dispositivos eletrônicos longe da água, inclusive ambientes úmidos. A umidade pode causar danos significativos aos componentes internos em qualquer temperatura!
Se a exposição a situações como essa for inevitável, existe solução! Use capas impermeáveis ou bolsas seladas (vedadas e bem fechadas). Dessa forma, você consegue protegê-los das partículas de água.
Essa dica é muito importante se você estiver planejando uma viagem para um local com neve, ou com chuvas constantes, não é? Hoje já existem vários acessórios legais no mercado para esse cuidado específico.
Às vezes pode parecer besteira, mas as atualizações de software e firmware dos seus dispositivos devem estar em dia. Sabe por que? Elas podem incluir correções de segurança e otimizações de desempenho que podem ajudar seus eletrônicos a funcionar de maneira mais eficiente no frio.
Se estiver usando um smartphone ou tablet em temperaturas frias, as telas podem responder de maneira diferente. Isso acontece especialmente se for um local mais gelado do que onde você vive, tornando essa utilização “diferente”.
Caso perceba problemas, que tal usar luvas sensíveis ao toque ou canetas stylus (específicas para aplicar em telas sensíveis ao toque)? É uma forma de evitar o contato direto dos dedos com a tela, o que pode ajudar a preservar sua sensibilidade e funcionalidade.
Quando não estiver usando os aparelhos, guarde-os em um local onde a temperatura seja amena. Evite deixá-los no porta-malas de um carro, por exemplo, onde as temperaturas podem mudar drasticamente – e isso vale para dias quentes também.
Sabemos que, às vezes, nossos smartphones, notebooks ou outros produtos eletroeletrônicos acabam quebrando, mesmo com toda atenção. Antes de qualquer coisa, verifique se há possibilidade de conserto, pois isso ajuda a evitar um gasto inesperado na troca do aparelho.
Mas, se não for possível, agora ele é um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser tratado da forma correta, tá bom?
Para se desfazer desses itens, o ideal é procurar um PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) específico para esse tipo de descarte. A Green Eletron, por exemplo, disponibiliza mais de 10 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas preparados para receber seus equipamentos em desuso.
Se não for possível levar até o local correto, você ainda pode solicitar um orçamento para coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre logística reversa e sua importância: