A Geração Z – nascidos entre 1995 e 2010, tem dado o que falar quando o assunto é consumo: com práticas que combatem o desperdício e minimizam os impactos ao meio ambiente, eles estão redefinindo o mercado como um todo. Vamos explorar como essa mudança está acontecendo?
A Geração Z tem mostrado uma incrível prioridade pelo consumo consciente, e essa mentalidade está mudando o mercado!
Em tempos de grandes mudanças climáticas, adotar um pensamento mais consciente nunca foi tão urgente, e a Geração Z sabe bem disso! De acordo com a pesquisa Millennial Survey, da Deloitte, 64% desses jovens estão dispostos a pagar mais para adquirir produtos ou serviços sustentáveis.
E tem mais: 25% afirmam que interromperam ou diminuíram um relacionamento com uma empresa devido a práticas insustentáveis na sua cadeia de abastecimento
Você sabia que muitos jovens da Geração Z estão optando por produtos usados?
Eletroeletrônicos, roupas, móveis, livros… a lista de itens de segunda mão é gigante. E o motivo vai além do preço – claro que economizar é bom, tanto quem vende, quanto quem compra, mas há algo maior em jogo aqui: a sustentabilidade envolvida nesse processo.
Em 2023, um relatório do eBay revelou que essa geração tem sido essencial no mercado de recommerce, e smartphones, tablets e notebooks restaurados têm sido uma opção cada vez mais popular entre os jovens.
Esses dispositivos usados têm contribuído para evitar mais de 35 mil toneladas métricas de emissões de carbono, o que equivale a tirar 7.600 carros movidos a gasolina das ruas por um ano, isso influencia diretamente na qualidade do ar que respiramos.
Com um empurrãozinho das redes sociais e das novas tendências, os jovens estão adaptando o uso de diversas relíquias.
Um ótimo exemplo disso são as câmeras analógicas, que foram um sucesso nos anos 2000 e agora estão de volta com força total!
Outro item que voltou com tudo foi o celular flip – aqueles modelos dobráveis que também foram febre, além de serem um aceno ao passado, os celulares flip têm conquistado os jovens pela simplicidade e pela chance de se desconectar um pouco das redes sociais, oferecendo uma experiência de uso mais focada e menos dependente da internet.
Com essa preferência por resgatar tecnologias do passado, a Geração Z demonstra que consumir de forma consciente e dar nova vida a produtos antigos são formas inteligentes de reduzir o impacto ambiental e valorizar o que já temos.
E você, já teve algum item na sua casa que ganhou um novo propósito?
Quem disse que redes sociais são só para entretenimento? Nascidos na era tecnológica, eles têm usado plataformas como Instagram e TikTok para promover a sustentabilidade de forma educativa e, claro, bem divertida!
Influenciadores de todas as idades estão compartilhando práticas inspiradoras para reduzir o consumo, adotar o minimalismo, promover a reciclagem e implementar hábitos sustentáveis no dia a dia.
Temos também movimentos, como o Eletrônico Não é Lixo, que alerta e conscientiza os consumidores sobre a importância do descarte correto dos eletroeletrônicos.
Vale muito a pena seguir esses influenciadores e fazer parte de movimentos que nos ajudam a adotar atitudes responsáveis!
Para a Geração Z, a sustentabilidade vai muito além de uma moda passageira; é um estilo de vida que está moldando o futuro do nosso planeta.
Eles estão, sem dúvida, ajudando a construir um futuro mais verde e responsável, não só para si mesmos, mas também para as gerações que virão, e indo além ao desafiar as gerações mais velhas a repensarem seus hábitos e atitudes.
Independentemente da nossa idade, podemos – e devemos – fazer a nossa parte! Afinal, o futuro é de todos nós, e quando nos unimos, podemos criar um impacto positivo gigantesco!
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre o Movimento Eletrônico Não É Lixo: