Muito tem se falado sobre a poluição dos oceanos devido aos plásticos, mas igualmente preocupante é a quantidade de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias que são descartados de forma incorreta e que podem prejudicar o nosso planeta. Segundo dados da ONU, o Brasil produz em média 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano.
Cada vez mais os equipamentos eletrônicos estão presentes em nossas vidas e não nos vemos mais sem eles. No entanto, chega uma hora que esse equipamento não tem mais utilidade ou então não funciona mais. A partir daí, você sabe o que fazer com ele? Onde deve descartá-lo?
Todos esses produtos podem ser reciclados e transformados em matéria-prima para a produção de novos produtos, acabando com a necessidade de continuar extraindo da natureza. A reflexão é simples: não existe futuro sem produção e consumo sustentável e a reciclagem é uma solução.
No Brasil existe uma lei que obriga as empresas a realizarem a coleta e a correta destinação desse tipo de resíduo. A Green Eletron é uma gestora sem fins lucrativos, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com o objetivo de criar um sistema de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para receber, coletar e reciclar os eletrônicos descartados pelos consumidores, em nome de suas empresas associadas, tornando o processo mais eficiente e econômico para todos.
Aqui vamos postar mais informações sobre a reciclagem do Lixo Eletrônico e como você pode ajudar nessa jornada. Sejam bem-vindos e façam parte desse movimento por uma vida mais Green!