Como já comentamos por aqui, a Green Eletron seleciona os estabelecimentos que receberão Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) baseada na facilidade de acesso da população a esses locais e o volume de pessoas que circulam pela região. Quanto mais gente for impactada por esse benefício, melhor. É o caso de várias lojas da Via Varejo, que acaba de firmar um novo compromisso com a Green Eletron, para a instalação de 300 novos coletores em suas unidades, que se espalham por todo o Brasil! Os novos pontos de coleta começam a funcionar até o fim de 2020.
A Via Varejo é a companhia responsável pelas operações das redes Casas Bahia e Ponto Frio, sendo um dos principais conglomerados varejistas do Brasil. É também um dos mais tradicionais do setor, com mais de 60 anos de história. Nos últimos anos, a empresa vem honrando um importante compromisso com a sustentabilidade. Por exemplo, já realiza a reciclagem de resíduos de toda a sua operação com a parceria de cooperativas pelo país por meio do programa REVIVA.
Esse compromisso se estende também aos resíduos eletrônicos. A parceria com a Green Eletron começou em dezembro de 2019, com 32 PEVs instalados em lojas da rede no estado de São Paulo, depois expandindo-se para 200 pontos. Neste período, mais de três toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e seus acessórios – celulares, impressoras, pilhas, cabos, fones de ouvido, controles remotos, liquidificadores, outros – foram recolhidos pela gestora nos coletores.
Agora a parceria ganha ainda mais força, já que mais 300 novos pontos de entrega devem ser instalados em diversos estados até o fim do ano. Um dos objetivos da parceria, segundo a Via Varejo, é tornar cada vez mais acessível aos seus clientes e à população o descarte correto de eletroeletrônicos sem uso.
Além de instalar os pontos de coleta, a Green Eletron é responsável pelo encaminhamento dos materiais para recicladoras homologadas, que realizam a separação e reciclagem dos materiais. “Com a Green Eletron, garantimos que não só seja realizada a coleta com toda a logística reversa, mas também o direcionamento correto do material para recicladoras, responsáveis por transformar estes itens em matéria-prima para a fabricação de novos produtos”, explica Hélio Muniz, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Via Varejo.
Estabelecimentos do varejo são extremamente importantes para o sucesso da logística reversa, já que representam o ponto da cadeia mais próximo do consumidor. Então, além de oferecerem à população a oportunidade de descartar corretamente seus resíduos, os comércios podem também contribuir na conscientização sobre a importância da reciclagem desses produtos em suas lojas e redes sociais.