No ano passado, conseguimos atingir e ultrapassar as metas estabelecidas, graças às parcerias que construímos ao longo do ano e à conscientização do consumidor, que levou seus resíduos eletrônicos aos coletores destinados para esta finalidade. Ao todo, representamos 84 empresas do setor no período.
Como maior gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do país, a Green Eletron deu a destinação correta para mais de 4,6 mil toneladas no ano passado, quando a meta federal era de pouco menos de 2 toneladas.
As metas geográficas também foram alcançadas com relação à quantidade de cidades que têm acesso ao descarte correto desses itens. Ao todo, instalamos 1.152 PEVs em 266 cidades de 24 estados e no Distrito Federal apenas em 2022.
A Green Eletron cumpre a meta de coleta estabelecida pelo Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e seus acessórios assinado em 2019 pelo segundo ano consecutivo, mas vale destacar que desde 2018 a entidade garantiu a reciclagem de mais de 5.750 toneladas de eletroeletrônicos.
Também realizamos o sistema de logística reversa de pilhas e baterias portáteis descartadas pelo consumidor no Brasil, com mais de 8 mil PEVs disponíveis em todos os estados brasileiros. Com isso, 141 toneladas tiveram sua destinação ambientalmente correta em 2022.
Mas, se considerarmos a coleta desde 2018, a Green Eletron já enviou para a reciclagem cerca de 818 toneladas desse tipo de resíduo, com o apoio de 28 empresas fabricantes e/ou importadoras associadas à entidade.
O resultado só foi possível porque contamos com a participação dos consumidores, que se preocuparam com a destinação correta dos produtos e os levaram aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) ou por meio do serviço “Coleta em casa”, além das campanhas pontuais realizadas em parceria com prefeituras, associações, entidades e demais segmentos.
Continuamos com o objetivo de ajudar a levar informação para a população por meio do movimento Eletrônico Não é Lixo, que atua pelas redes sociais e na imprensa.
No ano passado também fechamos diversas parcerias para incentivar a educação ambiental entre crianças e adolescentes. Uma delas foi com a Agenda Geek, que propôs uma gincana de coleta de resíduos eletrônicos em 20 escolas de São Caetano do Sul (SP) em conjunto com aulas sobre o tema.
Acreditamos que educar as crianças e os jovens é fundamental para garantir um futuro mais promissor para as próximas gerações. Nesta ação, mais de 10 mil alunos de instituições de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal Pública e Particular de Ensino da cidade participaram.
Outra campanha do ano passado que estimula a destinação correta do lixo eletrônico e incentiva os jovens estudantes a entender melhor o ciclo da logística reversa foi a parceria firmada com o SESI e SENAI de Rondônia.
Foram instalados 5 coletores, sendo 3 nas unidades do SENAI nas cidades de Ariquemes, Porto Velho e Vilhena e 2 nas unidades do SESI em Cacoal, Ji-Paraná, para a entrega voluntária dos aparelhos eletroeletrônicos e pilhas.
O SENAI-SP também assinou uma parceria que transforma as suas 92 unidades no estado de São Paulo em pontos de descarte permanentes de pilhas. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas pela ação.
E ainda não acabou! Também tivemos, em outubro de 2022, o lançamento do selo Descarte Green, com o objetivo de ajudar os consumidores a indentificar as marcas que se comprometem e apoiam a logística reversa dos produtos pós-consumo.
Até o momento, 11 marcas aderiram ao selo em suas embalagens e/ou site. São elas: Agis, Arris, Br55, Elgin, Epson, Fagundez, FAME, Mazer Distribuidora, Rayovac, SND e Solid Power Importação e exportação.
Conheça o Movimento Eletrônico não É Lixo: