Para possibilitar a reciclagem e destinação ambientalmente correta de equipamentos elétricos e eletrônicos que não possuem mais utilidade, os famosos resíduos eletrônicos, todos precisamos ter consciência de que esses tipos de produto não são lixo comum e não devem ser descartados como tal.
Somente pelo descarte correto é possível evitarmos que esses resíduos poluam o meio ambiente, além de possibilitar que todas as matérias-primas contidas dentro destes aparelhos eletrônicos e pilhas possam ser totalmente reaproveitados (metais ferrosos e não ferrosos, plásticos diversos, zinco, vidro, etc).
Se você mora em Curitiba ou na região metropolitana da capital paranaense, a Green Eletron, entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas, disponibiliza PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) que recebem resíduos eletrônicos e pilhas e que posteriormente serão encaminhados para a destinação correta.
Ao todo, Curitiba possui 10 PEVs de eletroeletrônicos e pilhas distribuídos em vários bairros da cidade. Exclusivos para o descarte de pilhas, são 78 coletores.
Antes de se dirigir a um deles, verifique que tipo de resíduos esses coletores podem receber e faça a sua parte. Só assim será possível ter certeza de que o lixo eletrônico será reaproveitado, contribuindo assim para a preservação do nosso meio ambiente. Veja abaixo o endereços dos coletores de eletroeletrônicos em Curitiba:
Avenida Prefeito Erasto Gaertner, 149 – Bacacheri
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 6274 – Centro
Rua Marechal Deodoro, 200 – Centro
Rua Marechal Deodoro, 113 – Centro
Rua Marechal Deodoro, 327 – Centro
Avenida Rep. Argentina, 4499 – Novo Mundo
Avenida Winston Churchill, 2399 – Pinheirinho
Praça Tiradentes, 356 – Centro
Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3632 – Sítio Cercado
Ponto Frio Curitiba – Centro
Rua Marechal Deodoro, 123 – Centro
5 Comentários
Ascendino Santos Souza
RE: Reciclagem e destinação ambientalmente correta de equipamentos elétricos e eletrônicos
Em 2014, se estimava uma produção em torno de 1,4 milhões de toneladas ao ano de resíduos eletroeletrônicos no Brasil, e no mundo de 42 milhões de toneladas.
Com a evolução tecnológica a produção ficou diversificada, além do comportamento do consumidor na conversão do produto eletroeletrônico de forma acelerada, fez com que aumentasse a geração de equipamentos pós consumo e consecutivamente os impactos ambientais quanto ao manejo e destino final deste.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos publicada em 2010 constituiu um marco para essa pauta principalmente no que tange à gestão e gerenciamento ambientalmente adequado do resíduo sólido cercada pela efetuação do sistema de logística reversa.
Anexados a essa problemática, foram apontados importantes normas técnicas e certificação internacional que norteiam de forma sustentável o segmento da reciclagem no que tange as etapas de coleta, transporte, transbordamento, tratamento e finalidade aos resíduos eletroeletrônicos e os seus rejeitos.
Ascendino Santos Souza
Professor, pesquisador, licenciado em Geografia com qualificações em Segurança Alimentar pela FAO e em Saúde Pública pela OMS.
Abiude
Olha! Boa tarde
Sou da Casas Bahia, gostaria se saber quando será efetuada a coletas na lojas? Poderiam informar um telefone de contato?
Green Eletron
Abiude, se ainda precisar, o telefone é (11) 2175-0062 ou mande um email para contato@greeneletron.org.br.
Maira Remedio
Acho que faltou abordar alguns pontos importantes, mas ainda assim, foi uma boa leitura.
Green Eletron
Olá Maria, ficamos felizes que nosso conteúdo ajudou. Quais suas sugestões para futuras publicações em nosso site?