A Green Eletron nasceu para auxiliar as empresas a cumprirem a obrigação legal da logística reversa de pilhas e eletrônicos, se responsabilizando por implementar e coordenar os serviços de coleta, transporte e a destinação final ambientalmente adequada aos produtos descartados pelos consumidores. Um dos aspectos mais importantes da logística reversa é a rastreabilidade.
“Uma das maiores preocupações da empresa, principalmente por conta de seus requisitos de compliance, é como os produtos que foram produzidos por elas e que chegam ao fim de vida útil vão ser recebidos, transportados e, principalmente, se receberão uma destinação correta”, afirma Gustavo Acra, que participou de debate após a exibição de “Bem-vindo a Sodoma”, durante evento promovido pela Mostra Ecofalante em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).
Uma coprodução de profissionais da Áustria e de Gana, o filme dirigido por Florian Weigensamer e Christian Krones fala sobre a realidade de Agbogloshie, cidade ganesa, considerada um dos lugares mais contaminados do planeta e o maior depósito de lixo eletrônico do mundo.
No Brasil, a trajetória de um eletrônico começa no momento em que a pessoa descarta o produto em um ponto de coleta. A partir desse momento, existe toda uma cadeia de pessoas e fornecedores em que é preciso ter uma rastreabilidade de todas as etapas para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo.
Esse trabalho é realizado por empresas contratadas pela Green Eletron e que atuam sob sua supervisão. O material descartado pelo consumidor é coletado e encaminhado para empresas recicladoras devidamente homologadas, que irão realizar um pré-tratamento para, posteriormente, dar uma destinação final ambientalmente adequada aos resíduos.
O que a Green Eletron faz é oferecer confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais. A proposta da organização é contribuir para a integração da logística reversa nas ações de política industrial do setor eletroeletrônico, além de trabalhar na promoção da economia circular, visando a geração de valor e a redução de custos.