Depois de serem corretamente levados para um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) da Green Eletron pela população, os resíduos eletrônicos são encaminhados para serem devidamente separados, processados e reciclados.
De todos esses resíduos coletados pela gestora, cerca de 25% são peças plásticas, como por exemplo, fios e carcaças. Saiba o que está dentro dos aparelhos eletrônicos.
O plástico é um material que tem extrema importância para o segmento eletroeletrônico. Sua utilização trouxe rapidez no processo de produção a um custo mais baixo, o que também permitiu um maior acesso da população a uma gama de produtos.
Na cadeia da logística reversa, o plástico também possui um papel muito importante. Os que estão presentes nos aparelhos eletroeletrônicos também serão reinseridos no ciclo produtivo para fabricação de novos produtos.
E é isso que vamos entender agora.
Depois que o plástico é separado das partes e peças dos mais diferentes aparelhos, ele passa por um processo de limpeza das impurezas, chamado de “lavagem”.
O processo de lavagem utiliza um imã para separar todos os resíduos e impurezas que possam estar presentes, restando apenas a matéria-prima pura.
Posteriormente, o plástico é encaminhado para uma extrusora a uma temperatura de 300 graus. Nela, é transformado em fios e recebe água para resfriar e se solidificar.
Após o total resfriamento e endurecimento, o plástico ainda vai ser granulado, embalado e só depois será posto novamente à venda para a fabricação de novos produtos.
E aí, tem algum eletroeletrônico com ou sem plástico, quebrado ou sem utilidade em casa? Que tal fazer parte do time dos ambientalmente conscientes, descartando de forma correta o lixo eletrônico para a reciclagem?
Para saber mais sobre que tipo de resíduo eletrônico pode ser encaminhado para os coletores da Green Eletron, basta acessar aqui.
Além dos eletroeletrônicos, a gestora também recebe pilhas e baterias sem utilidade. Para saber o local mais próximo onde você pode realizar o descarte, é só clicar aqui.