Uma pesquisa realizada em 2018 em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal feita pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), indicou que 85% dos entrevistados guardam em casa algum tipo de aparelho eletrônico que não funciona mais. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os varejistas devem se responsabilizar pelos produtos que colocam em circulação. Os comércios são os pontos de mais fácil acesso para os consumidores. O coletor do Shopping Eldorado, por exemplo, é o que mais recebe lixo eletrônico no estado. Até o momento, foram descartados nesse local mais de 10 toneladas.
O sistema de logística reversa da Green Eletron para eletroeletrônicos já conta com mais de 65 pontos de coleta em 20 cidades no estado de São Paulo e a previsão é chegar a 100 coletores até o final de 2019. Produtos como celulares, notebooks, tablets, impressoras, eletroportáteis em geral, chuveiros, pilhas, baterias, entre outros, são aceitos nos coletores.
“A logística reversa de eletroeletrônicos se torna muito mais eficiente para as empresas e o consumidor com a ajuda do comércio. Para isso, pensamos cuidadosamente na localização de cada PEV para atender o maior número de pessoas e até mesmo a estética dos coletores. Agradecemos todas as nossas parceiras e convidamos outras que ainda não aderiram ao sistema para participar”, afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
A Green Eletron é hoje a principal gestora de logística reversa de produtos eletroeletrônicos do país. Criada para fazer a coleta, transporte, desmontagem e reciclagem correta do material, a associação tem instalado pontos estratégicos para recebimento de lixo eletrônico, pilhas e baterias portáteis e busca conscientizar e promover a educação ambiental da população para tornar a cadeia sustentável.
Novos pontos de entrega voluntária
Veja a lista de novos coletores que foram inaugurados no período. Todos os pontos de entrega também podem ser acessados pelo site.
Leroy Merlin Ricardo Jafet (São Paulo)
Leroy Merlin Lar Center (São Paulo)
Makro Ribeirão Preto
Makro São Bernardo do Campo
Extra Mooca (São Paulo)
Extra Itaim Bibi (São Paulo)
Kalunga (Campinas)
Casas Bahia (Santos)
Sede Abinee (São Paulo)
Carrefour (Guarujá)
Tenda Atacado São Mateus (São Paulo)
Tenda Atacado Amoreiras (Campinas)
SuperShopping (Osasco)