A maioria das pessoas sabe a importância da reciclagem, mas o termo costuma ser relacionado somente às clássicas lixeiras coloridas: papel, plástico, vidro e metal. Enquanto isso, o descarte de eletrônicos e pilhas ainda gera muitas dúvidas na população.
Mas essa visão está começando a mudar: segundo a pesquisa ‘Resíduos eletrônicos no Brasil – 2023’, 88% dos entrevistados já ouviram falar em lixo eletrônico, e 72% dos participantes já levaram algum eletroeletrônico para um coletor.
A principal dúvida entre os brasileiros é quais aparelhos podem ou não ser reciclados. Apenas 25% acertaram a questão. Você sabe a resposta certa?
Pois vamos ajudar:
Todos os eletrônicos podem ser reciclados!
É isso mesmo! Não tem segredo: se vai na tomada ou usa pilha e bateria, é lixo eletrônico. E isso significa que você pode encaminhar esses itens para a reciclagem. Pilhas, baterias e lâmpadas de led também podem ser descartadas, viu?
Entre os aparelhos mais comuns, são reconhecidos como resíduo eletrônico pelos entrevistados os celulares (91%), monitores de computador (89%), impressoras, projetores e outros equipamentos de imagem, pilhas e baterias (88%). Porém, a lista não para por aí!
A principal dúvida foi sobre o descarte das lâmpadas. Apenas 48% sabiam que elas também podem ser recicladas, assim como fogões e cooktops (59%), balanças (53%) e lanternas (58%). Clicando aqui você encontra a pesquisa completa e conhece outros resultados.
A reciclagem é um dever de todos
O estudo da Green Eletron também mostra que cerca de 46% dos entrevistados descartam eletroeletrônicos no lixo comum, de forma incorreta, sendo que quase 18% fazem isso frequentemente.
E você sabe qual é o impacto de “jogar fora” pilhas e eletroeletrônicos no lixo comum ou junto dos outros reciclados? Além de contaminar solos e água no meio ambiente, por causa de metais e outros elementos presentes nesses equipamentos, também faz com que fabricantes precisem recorrer 100% à natureza para buscar esse tipo de matéria-prima, em vez de reaproveitar esses componentes e substâncias já contidos nesses objetos. É por isso que a reciclagem é fundamental!
São muitos os desafios para a reciclagem de eletroeletrônicos, e o caminho a percorrer para que isso se torne um hábito entre os brasileiros ainda apresenta muitos obstáculos. Mas é a partir das ações de cada um, por menores que sejam, que conseguiremos transformar a realidade deste setor no nosso país. Portanto, atenção!
Como cidadão e consumidor consciente, não deixe de fazer a sua parte! Separe os eletroeletrônicos sem utilidade e as pilhas gastas e descarte num Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Green Eletron mais próximo da sua casa.
Atualmente, são mais de 10.000 coletores que recebem esse tipo de aparelho e outros eletroeletrônicos ou pilhas. Para encontrar o mais próximo, basta acessar o localizador.
Se mesmo assim ficou alguma dúvida sobre o que pode ser descartado em nossos PEVs, você pode acessar a lista completa de itens aqui.
Caso não encontre o que procura, você pode solicitar o orçamento para uma coleta em casa, serviço que recolhe os itens na sua residência.
Agora que você já sabe que todos os seus aparelhos, lâmpadas, pilhas e baterias podem ser reciclados, fica muito mais fácil fazer a sua parte!
Curtiu esse conteúdo? Siga nosso movimento “Eletrônico Não É lixo” no Instagram e Linkedin para se engajar nessa causa! Aproveite e também dê uma conferida na segunda edição da nossa pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2023” lá no nosso site. Estamos esperando você em um dos nossos PEVs!