Com certeza você já produziu lixo eletrônico. Seja porque o aparelho parou de funcionar ou porque foi trocado por um novo, há sempre um resíduo eletrônico esquecido em casa pronto para ser descartado.
Mas afinal, o que é um Lixo Eletrônico? A pesquisa ‘Resíduos eletrônicos no Brasil – 2023’ mostrou que 88% dos entrevistados já ouviram falar em lixo eletrônico, e que 41% acreditam ser algo relacionado aos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados. Ainda assim, uma grande parte ainda não entende exatamente do que se trata.
Um terço dessas pessoas ainda associa lixo eletrônico a ‘spam’ ou mensagens de e-mail, o que mostra uma confusão entre o que é resíduo eletrônico ou digital. Por isso, viemos acabar com essa dúvida.
O que é Lixo Eletrônico?
O lixo eletrônico tem vários nomes, como E-lixo ou resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE). Todas essas expressões se referem à mesma coisa: produtos elétricos e eletrônicos sem utilidade, seja porque quebraram ou estão fora de uso, e pilhas e baterias descarregadas.
A crescente quantidade de lixo eletrônico é um dos muitos desafios ambientais que precisam ser enfrentados atualmente. O descarte incorreto desses equipamentos pode trazer muitas consequências, como a contaminação do solo e da água, que retornam para os seres humanos.
Esses produtos costumam ser jogados no lixo comum ou ficam esquecidos em alguma parte da casa. O que muita gente não sabe é que esses aparelhos podem ser reciclados, ou seja, podem ser transformados em outras matérias-primas, em vez de ser colocados em aterros sanitários ou incinerados.
A reciclagem dá aos eletroeletrônicos novos propósitos. É a oportunidade de reaproveitar e dar novos significados a itens que pareciam não ter mais utilidade (mas têm!), promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Mas, para que isso aconteça, todos precisam fazer sua parte no processo da economia circular. Cabe a quem compra destinar os materiais sem uso a um local adequado para o descarte. Além disso, é importante que o consumidor dê preferência a marcas comprometidas a destinar corretamente seus resíduos.
Para descartar corretamente esse tipo de resíduo, procure um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) da Green Eletron que estão espalhados em diversas cidades do país. Atualmente, são mais de 10.000 coletores que recebem eletroeletrônicos ou pilhas, em todo o Brasil. Você pode encontrar o mais próximo de você por meio do nosso localizador.
Alguns materiais classificados como Lixo Eletrônico são os celulares, computadores, impressoras e até pilhas. Porém, há uma infinidade de objetos que se encaixam nessa categoria e podem ser descartados nos PEV’s. Você pode conferir a lista completa aqui.
Não achou o que procurava? Uma saída é o serviço de Coleta em Casa, da Green Eletron. Basta acessar o site e fazer a solicitação.
Saiba mais sobre Lixo Eletrônico:
Agora você já sabe o que é lixo eletrônico. não vai se confundir, hein?
Curtiu esse conteúdo? Siga nosso movimento “Eletrônico Não É lixo” no Instagram e Linkedin para se engajar nessa causa! Aproveite e também dê uma conferida na segunda edição da nossa pesquisa lá no nosso site. Estamos esperando você em um dos nossos PEVs!