Atualmente, o celular é indispensável em nossas vidas, fato é que a invenção do GPS foi importantíssima e hoje a ferramenta é quase unanimidade quando se fala em deslocamento, seja para fugir de fluxos intensos de carro, em trajetos mais rápidos, ou para descobrir como chegar em determinado local.
Mas o uso do equipamento no carro pede alguns cuidados para que a bateria dure mais e não acabe de repente, sabia? Separamos algumas dicas, bora lá?!
A claridade da tela pode ser perigosa, se causar algum incômodo nos olhos. Então, quando estiver no carro, experimente diminuir o brilho, mas fique esperto para chegar em um tom que não faça você se esforçar muito para entender o caminho, ok? Qualquer distração pode ser grave.
Que tal ativar a função de brilho automático? Assim, o ajuste é feito sem esforço, pelo próprio aparelho e de acordo com a luminosidade do ambiente.
Ativar o som do GPS pode ser uma saída também, para que o uso não exija que você olhe toda hora para a tela – já repetimos várias vezes, mas nunca é demais: cuidado para não se distrair!
Desative conexões que não são essenciais, para economizar bateria. Por exemplo, se está na estrada, não é preciso manter o wi-fi ligado o tempo todo, não é mesmo?
E quanto ao bluetooth, se não estiver ouvindo uma boa música ou aproveitando para ouvir no rádio as notificações, desligar essa função também pode ajudar.
Planejar uma viagem com antecedência pode ajudar muito a preservar a bateria do seu celular! Antes de sair, veja qual a rota escolhida e faça o download do mapa offline.
Dessa forma, o celular não precisa ficar carregando dados durante todo o trajeto. É como ter seu guia pessoal sempre pronto! E aqui temos outra vantagem interessante: você não se perde se ficar sem sinal. Bom, né?
É comum que alguns aplicativos fiquem rodando em segundo plano. Mas isso consome bateria sem que você perceba. Então, nesse momento, feche todos os programas que não são realmente necessários.
Aposto que, se você olhar agora, vai encontrar várias abas abertas. Mesmo quietinhas, elas estão consumindo importantes recursos, inclusive a energia.
Se o seu carro é compatível com CarPlay ou Android Auto, não deixe de usar esses sistemas. Eles são projetados para aumentar a eficiência no consumo de energia e oferecem uma integração perfeita do carro com o seu celular, facilitando o uso de navegação, a parte da música e as chamadas!
Se você não conhece a função ou ainda não sabe usar, consulte o manual de instruções do seu smartphone – e também do veículo, para entender e aprender. Você vai gostar!
Aqueles suportes para celular facilitam a visualização de mapas e aplicativos, mas lembre-se, caso o seu aparelho fique perto dos vidros: eletrônicos e calor excessivo não combinam. Então, se estiver naquele típico dia de verão, evite o painel. Melhor não arriscar, certo?
Da mesma forma, o frio congelante também pode prejudicar o celular. Então, se você adora o ar condicionado na temperatura mínima, cuidado para não deixar o celular desprotegido.
Seguindo essas dicas, você vai poder aproveitar o máximo do seu celular no carro, sem se preocupar em ficar sem bateria quando a distância for um pouco maior. Mas se a duração da viagem for muito longa, considere levar um carregador portátil ou um cabo para conectar na saída de energia, viu?
Viu como práticas simples podem deixar seu smartphone sempre pronto para te acompanhar? Lembrando que, caso a bateria do seu celular não tenha mais salvação ou conserto, agora é considerado um lixo ou resíduo eletrônico e deve ser descartado da maneira correta.
Para isso, procure um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), como os da Green Eletron, que estão distribuídos em várias cidades pelo país.
Todos os produtos coletados nesses locais são enviados para a reciclagem e as matérias-primas retornam para o mercado, trazendo um novo propósito para algo que parecia ter acabado.
Assim, você também faz um bem danado para o meio ambiente, já que os materiais destinados da maneira errada podem contaminar a natureza.
Para encontrar o coletor mais próximo, basta acessar o localizador. Aproveite e conheça mais sobre o sistema de Logística Reversa de Eletrônicos: