O lixo eletrônico ganha destaque a cada dia como um problema da sociedade moderna, reflexo das inovações desenvolvidas nas últimas décadas, que estimulam o consumo e tornam a tecnologia obsoleta em pouco tempo. Em 2016, estima-se que o Brasil descartou 1,5 milhão de toneladas de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis. Só no Estado de São Paulo, a Green Eletron coletou mais de 500 toneladas de materiais desde 2017. Separamos algumas curiosidades sobre o lixo eletrônico abaixo.
1- Em 2019, foram geradas mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo dos quais apenas 10 milhões de toneladas foram descartadas de forma correta e recicladas. A quantidade de aparelhos eletroeletrônicos está crescendo de 3%-4% ao ano. Assim, até 2025 estaremos desperdiçando 60 milhões de toneladas ao ano, o equivalente a 290 mil Estátuas da Liberdade.
2- No último ano, os materiais mais coletado no Estado de São Paulo foram acessórios para impressoras, como cabos. Foram mais de 8 mil unidades coletadas. Seguido por eletroportáteis, como liquidificadores, mixers e purificadores de água, com 6.497 unidades, e celulares com 4.144 unidades.
3- Com a reciclagem do lixo eletrônico é possível produzir diversos materiais. Por exemplo, pilhas usadas podem ser transformadas em pigmentos para fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros, tintas, além da reutilização do Zinco. Placas de circuitos Eletrônicos são enviados para a recuperação de metais e as partes metálicas são recicladas e transformadas em novas peças. Nas olimpíadas de 2020 em Tóquio, no Japão, medalhas que serão entregues foram criadas a partir do lixo eletrônico.
4- Estima-se que em 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico é possível aproveitar mais de R$ 252 bilhões apenas reutilizando os materiais presentes nos equipamentos descartados. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), 85% dos brasileiros guardam em casa algum tipo de equipamento eletrônico que não funciona mais e que poderiam estar contribuindo para a circulação da economia, além de diminuir a emissão de CO2.
No Brasil, a projeção da Universidade das Nações Unidas (UNU) com dados de 2016 aponta que seria possível recuperar cerca de R$ 4 bilhões com a mineração urbana do cobre, alumínio, ouro e prata, presentes em aparelhos eletroeletrônicos descartados no país.
5- Com a destinação inadequada do lixo eletrônico, estima-se que até hoje 7% do ouro do mundo tenha sido perdido. Por exemplo, em celulares antigos e placas de computadores podemos encontrar ouro e prata que geralmente são descartados junto com o lixo comum. É possível fazer a reciclagem desses metais e reutilizá-los na produção de novos produtos.
5 Comentários
João Batista De Barros
Não entendo o governo e nem os empresários do segmento de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. Preferem ficar nas mesmise, mandado toda essa riqueza, para o exterior em vez de fazer parcerias e processar os resíduos no Brasil. Tecnologia temos, basta ter incentivos.
Jamara
Meu nome e Jamara sou estudante do curso de logistica do senac de Araraquara e gostaria de conhecer mais sobre o green, hoje estou a frente de um trabalho de conclusao de curso, e fiz uma pesquisa com 149 pessoas da cidade e 60% nao sabe como descartar lixo eletronico. Assim estamos estudando e amei a pafina de voces. Infelizmente nao a ima divulgacao e incentivo do poder publico em acoes para o descarte. Gostaria de conhecer alguma unidade de voces que fazem o separamento do lixo eletronico doa seus componentes para aumentar nosso conhecimento e nossas ideias de melhorias.
Green Eletron
Jamara, infelizmente esse é o cenário do Brasil todo. Recentemente fizemos uma pesquisa com mais de 2 mil brasileiros que nos mostrou um resultado parecido e que queremos mudar. Para saber mais sobre a pesquisa, acesse: https://www.greeneletron.org.br/pesquisa
Atualmente temos um coletor para resíduos eletrônicos na sua cidade (Casas Bahia Araraquara – Rua Nove de Julho, 823). Sobre a visita, por favor, entre em contato pelo email contato@greeneletron.org.br. Alguém do nosso time de operações vai ajudá-la.
Helena
Olá, meu nome é Helena, sou professora da rede estadual de Marília – SP
Trabalharei lixo eletrônico com meus alunos e gostaria de saber se há pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade.
Sei da ETEC e pontos de coleta de pilha no Pão de Açúcar, por exemplo. Há outros? Saberia me informar?
Grata desde já.
Green Eletron
Olá, Helena. Agradecemos a sua mensagem. Você pode verificar a localização dos coletores através do nosso site https://greeneletron.org.br/localizador