A Green Eletron assinou um acordo de cooperação inédito com a Rede Nacional de Consórcios Municipais. O objetivo é estabelecer a troca de informações entre as partes para avaliar a viabilidade da logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias nos municípios contemplados pela Rede, que reúne aproximadamente 2,1 mil cidades (38% dos municípios brasileiros). Inicialmente, a medida deve contemplar os consórcios do estado de São Paulo com foco no programa Green Recicla Pilhas, prevendo o avanço da parceria para outros estados.
A logística reversa de eletroeletrônicos começa com o descarte consciente da população, mas para isso é importante a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) próximos aos consumidores para facilitar o descarte do lixo eletrônico. Atualmente, a Green Eletron disponibiliza 180 coletores de eletroeletrônicos espalhados pelo Estado de São Paulo e um no Distrito Federal, mas tem o planejamento de finalizar 2020 com mais de 500 PEVs em diversos estados. No programa de pilhas, já são mais de dois mil.
O convênio com a Rede Nacional de Consórcios Municipais representa mais um passo no cumprimento das metas estabelecidas pelo Acordo Setorial para Logística Reversa de Eletroeletrônicos, assinado com o Ministério do Meio Ambiente e outras entidades do setor, em outubro do ano passado. O documento determina que, já em 2021, as empresas devam coletar e reciclar o equivalente em peso a 1% do total de produtos colocados no mercado doméstico em 2018, definido como ano de base para toda a vigência do acordo. Nos anos seguintes, as metas sobem para 3%, 6%, 12%, e chega a 17% em 2025.
O Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo, segundo dados apresentados pela Universidade das Nações Unidas, ocupando o 7º lugar no ranking mundial. Atualmente, estimativas indicam que o país recicla apenas 3% das 1,5 milhão de toneladas produzidas todos os anos. Precisamos, juntos, trabalhar para aumentar a quantidade de lixo eletrônico reciclada.
8 Comentários
Paula
Bom Dia!
Gostaria de saber se existe algum ponto de coleta no Espírito Santo?
Green Eletron
Oi, Paula! No programa de eletroeletrônicos ainda não temos, mas estamos planejando para 2020 uma expansão para 13 estados. Para o descarte de pilhas e baterias portáteis temos 20 pontos de coleta no Espírito Santo. Veja as localidades aqui: https://bit.ly/38nQvlf
Vinícius
Queria saber qual a porcentagem não reciclada de lixo eletrônico?
Green Eletron
Oi, Vinícius! Segundo o The Global E-Waster Monitor, um relatório da ONU que investiga o gerenciamento de lixo eletrônico em todo o mundo, apenas 3% dos resíduos gerados no Brasil são reciclados.
Lucas
Olá, boa tarde.
Gostasria de saber se vocês possuem dados sobre a quasntidade de residuos qu3 foi reciclado
Green Eletron
Lucas, obrigada pelo seu interesse em saber mais sobre os resíduos eletrônicos! A Green Eletron, desde 2017, já reciclou mais de 530 toneladas de produtos eletroeletrônicos e, desde 20210, mais de 1.825 toneladas de pilhas. Com a ajuda dos consumidores que fazem o descarte correto do lixo eletrônico, conseguiremos reciclar cada vez mais!
Alan Paulo dos Santos Silva
Boa tarde, meu nome é Alan Paulo, sou de LONDRINA-PR (BRASIL); venho por meio deste buscar maiores informações sobre o ramo de reciclagem de lixo eletrônico, pois sou Egresso do sistema prisional e fui contemplado com a oportunidade de estudar e fazer Curso Superior em uma universidade (UEL. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA), no curso de Educação Física Licenciatura, e tempos atrás quando ainda estava recluso, pude acompanhar uma reportagem na televisão sobre a reciclagem de lixo eletrônico a qual me interessou muito devido a lucratividade e também contribuição para o ecossistema/meio ambiente politicamente correta para à natureza, então hoje almejo a oportunidade de conseguir montar uma reciclagem de forma correta e superadora em sucesso com este ramo, e também promover a inclusão deste conhecimento nas periferias, para tanto auxiliar financeiramente quanto a importância do destino correto do lixo, porém sou totalmente leigo nisso, já que no Estado onde moro não existe, e preciso de informações básicas como, materiais e máquinas, ferramentas necessárias para começar, e destinação correta dos materiais oriundos da reciclagem, creio que por ser uma novidade em minha Cidade e Estado, O SUCESSO É CERTO.
Assim conto com sua possível compreensão e atenção para comigo, e mais ainda uma instrução rica em especificidade no assunto.
Desde já agradeço sua atenção, desejo ótimas boas à você.
Abraço.
Atenciosamente…
Alan Paulo dos Santos Silva
Green Eletron
Alan, muito obrigada pelo seu interesse no nosso trabalho e no setor. Compartilho abaixo alguns materiais que podem te ajudar no desenvolvimento do seu conhecimento sobre o lixo eletrônico. Conte conosco!
Tudo o que você precisa saber sobre o lixo eletrônico
Tudo o que você precisa saber sobre a logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas