As recicladoras são parte essencial do processo de logística reversa, sem as quais o ciclo da reciclagem não se fecha. Nestas empresas, o material descartado passa por processos de separação e trituração, além de receber tratamentos químicos e térmicos para se tornar uma nova matéria-prima.
Atualmente, a Green Eletron trabalha com duas recicladoras qualificadas. A expectativa é que esse número aumente, já que com a assinatura do Acordo Setorial de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, em 2019, e a publicação do decreto número 10.240, em 2020, deve também crescer a demanda pela expansão da área de atuação da gestora.
Para garantir a segurança da cadeia, a Green Eletron tem alto padrões de qualificação. Ou seja, são exigidos alguns passos e documentos para que uma empresa possa ser considerada, oficialmente, uma recicladora qualificada.
Além disso, é essencial que elas possam garantir a rastreabilidade em todas as etapas da sua cadeia de atuação, desde a chegada do produto na sua planta fabril até o envio de cada material para a destinação final, como por exemplo, o envio para empresas que vão as utilizar como matéria-prima na produção de novos produtos. Veja abaixo algumas certificações necessárias para ser uma recicladora do sistema da Green Eletron.
CTF e CR do Ibama: ambos os registros atuam como garantia de que as atividades realizadas pela empresa estão alinhadas com a legislação ambiental. O Cadastro Técnico Federal é necessário tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que realizam APPs (Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais); já o Certificado de Regularidade é o documento através do qual o Ibama atesta a conformidade da empresa com as obrigações do cadastro.
AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro): um dos principais documentos que qualquer empresa deve ter para que receba um alvará de funcionamento. É um atestado de que o local está em conformidade com as regras de segurança e prevenção de incêndios.
ISO 14001: é uma norma da ABNT, cujas diretrizes focam no desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental, com o objetivo de estabelecer diretrizes e políticas ambientalmente sustentáveis.
Condicionantes LO: um conjunto de deveres, assumidos pelo empreendedor, que garantem a regularidade ambiental das atividades que se pretende realizar. A sigla LO significa Licença de Operação.
Documento/ licença de transporte (caso aplicável): documento exigido por alguns estados para regularizar o transporte de resíduos. Por exemplo, o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI) no estado de São Paulo, emitido pela CETESB em algumas situações, ou o Licenciamento Ambiental simplificado por cadastro (LAS Cadastro) no estado de Minas Gerais.
Outorga (caso aplicável): a água é um recurso coletivo administrado pelo Poder Público. No caso de atividades que se utilizem de cursos d’água, rios ou lagos, é necessária uma outorga, ou seja, uma licença do governo.
PCMSO e PPRA: ambas as legislações atuam como reguladoras da segurança do trabalho e são necessárias a qualquer empresa. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é uma norma reguladora que visa identificar, antecipadamente, qualquer aspecto que possa afetar a saúde dos colabores do empreendimento. Em conjunto, age o Programa de Prevenção de Risco Ambiental, que busca estabelecer um plano de ação para a preservação da integridade física e mental dos funcionários.
Certificação R2: não é obrigatória, mas que deve ser uma meta para os recicladores do sistema da Green Eletron. O R2 é um conjunto de processos, documentos e medidas de segurança para recicladoras de equipamentos eletrônicos. É conquistada por meio de uma auditoria independente e reconhecida globalmente.
ART: documento exigido a serviços ou obras de Agronomia, Engenharia, Geografia, Geologia e Meteorologia. A Anotação de Responsabilidade Técnica é obrigatória a contratos dessa área e tem o objetivo de regular as atividades da empresa, garantindo à sociedade que estão sendo realizadas por um profissional capacitado.
PGRS: pretendendo identificar o tipos e a quantidade dos resíduos que uma empresa produz, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento que indica a forma correta de manejo, transporte, reciclagem e disposição final deste material.
Também são pré-requisitos alguns documentos e licenças padrão. São eles: Licença de Operação junto ao órgão ambiental, licença de exportação (caso necessário), apólice de seguro da empresa e o Plano de Atendimento a Emergências.
Sua empresa se encaixa em nossos padrões? Fale com a gente. Entre em contato por meio do e-mail: gabriella@greeneletron.org.br
8 Comentários
Elisângela Bassete
Vcs já liberaram para novos parceiros? Tentei contato para fazer essa parceira ano passado, mas não tive sucesso.
Green Eletron
Oi, Elisângela. Tudo bem?
Estamos sempre procurando novos parceiros que preencham os nossos pré-requisitos. Você pode entrar em contato por e-mail para discutir como se tornar uma recicladora homologada do sistema da Green Eletron: gabriella@greeneletron.org.br
marcelo gomes
Bom dia,
me chamo marcelo e estou formalizando uma pequena empresa de coleta de resíduos eletrônicos aqui em Belém do Pará e gostaria de fazer uma parceria pra enviar estes produtos coletados para uma empresa parceira de vocês, como poderíamos fazer uma parceria .
deste já agradeço
Green Eletron
Olá, Marcelo! Obrigada pelo interesse! Você pode preencher este formulário e alguém do time da Green Eletron vai entrar em contato com você: https://green.care-br.com/site/cadastro-parceiro
Arthur de Sá
Olá. Tenho uma empresa *(ainda de pequeno porte) de reciclagem de plástico. Para se tornar parceiro, seria somente quem recicla materiais eletronicos ou outros tipos de residuos tambem?
Green Eletron
Olá! Tudo bem? Segue o link para que você possa realizar o seu cadastro e associar-se a nós: https://bit.ly/3HXKPkV. 💚
Luciana azevedo lisboa
Tenho uma empresa de reciclagem como m.e.i. Tenho docu8de funcionamento que se adequam mas alguns tenho dúvidas. Como faço para fazer uma parceria com vcs?
Green Eletron
Olá Luciana, obrigado por seu interesse. Se a sua empresa está de acordo com as informações contidas no post, entre em contato através de contato@greeneletron.org.br