Logística Reversa

Carlos Uzeda Jr. compartilha marcos de sua carreira em Assuntos Regulatórios e iniciativas da Energizer em prol da logística reversa

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  1. Você poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional? Qual foi o caminho percorrido até o seu cargo atual e de que forma ele se conecta com sustentabilidade?

Iniciei minha carreira em 2000, em uma companhia aérea voltada para o transporte de cargas nacionais e internacionais. Na época, fornecia soluções logísticas a grandes clientes para o transporte de suas mercadorias. Foi neste momento que pude conhecer a enorme variedade de produtos, insumos e itens de alto consumo que eram transportados diariamente e vendidos entre os principais centros comerciais do mundo. Os itens variavam entre cosméticos, eletroportáteis, eletrônicos, produtos químicos, alimentos, além de animais vivos, cadáveres, medicamentos, perecíveis, órgãos humanos e tantos outros. 

Em 2003, na posição de supervisor de logística, ainda me surpreendia com a diversidade de novos produtos que surgiam no mercado, como, por exemplo, quando os smartphones e notebooks começaram a desembarcar no Brasil, alavancando também a comercialização de seus acessórios. Essa imersão despertou em mim uma percepção precoce da importância da regulamentação, especialmente no eixo ambiental, em já me questionava sobre o futuro de todos aqueles produtos quando descartados. Naquele período, enquanto as regras para o transporte de produtos perigosos como inflamáveis, químicos e saneantes já eram amplamente divulgadas, as discussões sobre os temas ambientais para eletrônicos e lâmpadas começavam a ganhar força, porém, com suas leis sendo implementadas anos depois. 

 Em 2006, deixei a aviação para assumir a coordenação da logística da SALTON, multinacional americana fabricante de produtos de appliances e líder no mercado global. Ao decorrer dos anos, fusões entre empresas e aquisições de novas marcas internacionais impulsionaram os nossos negócios, agregando novas categorias de produtos, entre elas pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos, eletroportáteis, produtos de personal care, além de alimentação animal, produtos médicos e auto care, adquirindo, assim, um sólido conhecimento em diversas categorias de produtos. 

 Entre 2008 e 2010, eu já havia assumido novas funções nas áreas de Consumer Care, além de atuar como supervisor da área de Marketing. Porém, o ano de 2010 marcou uma verdadeira “virada de chave”.  

A intensificação da legislação ambiental e de segurança, com a implementação da PNRS e a expansão das certificações compulsórias de produto junto a ANVISA, INMETRO e MAPA, exigiu uma resposta rápida da companhia. Diante do cenário desafiador, passei a liderar os assuntos regulatórios da organização, assegurando a conformidade regulatória das operações e produtos no Brasil. Embora familiarizado com os produtos, precisei mergulhar profundamente no estudo das leis e criar um forte networking com certificadoras e laboratórios, além da adesão junto às associações como Abre, Reciclus, Abinee e a Green Eletron, que forneciam suporte legal e operacional para atender à crescente exigência do governo. Essa transição me permitiu não apenas garantir a conformidade regulatória operacional e ambiental da Energizer, mas também compartilhar meu conhecimento através de palestras sobre sustentabilidade, a convite de algumas instituições de ensino. 

Toda dedicação e esforços envolvidos renderam excelentes resultados que impulsionaram a minha carreira a partir de 2019. Me recordo que naquele ano, passando uma temporada de estudos em Nova York, precisei retornar às pressas para o Brasil devido à pandemia da covid-19. O mundo vivia um momento de incertezas, portanto, ações imediatas e estratégicas foram necessárias para assegurar a conformidade regulatória não só do Brasil, mas também das nossas filiais LATAM. Dessa forma, com toda a minha expertise, além do Brasil, passei a gerenciar os assuntos regulatórios dos mercados da América Central, América do Sul e Caribe. 

Cercado por incertezas econômicas e com o lockdown imposto mundialmente, foi um grande desafio assegurar a conformidade regulatória para 18 países. Contudo, concentrei meus esforços e me orgulho em dizer que, junto com uma equipe qualificada e com uma liderança ativa, conseguimos garantir a conformidade regulatória, legal e ambiental para os mercados LATAM, assegurando o funcionamento das operações Energizer até o momento atual.  

  Obviamente, tudo isso não seria possível sem o suporte da ENERGIZER, amplamente aberta às discussões para prover melhorias e fornecer os recursos necessários para assegurar a conformidade regulatória, legal e ambiental das nossas operações. 

  1. Como a sua empresa interpreta a legislação de logística reversa no Brasil? Quais são os principais desafios e oportunidades para o negócio nesse contexto?

Interpretamos a logística reversa como um pilar fundamental para a sustentabilidade e, como fabricantes e importadores, dedicamo-nos a garantir a sua conformidade.  

Especificamente para pilhas e baterias, nossa atuação está alinhada com as leis desde 1999, com a Resolução CONAMA nº 257/99, substituída pela CONAMA nº 401, de 2008, além de cumprirmos as exigências para produtos eletrônicos listados na PNRS de 2010. Contudo, a legislação é ampla e com responsabilidades distribuídas por toda a cadeia, ou seja, fabricantes, importadores, distribuidores, mercado varejista e o consumidor. Nesse contexto, atualmente a efetividade de todo o processo depende principalmente do apoio da sociedade, descartando corretamente os resíduos e produtos inservíveis. Portanto, o nosso maior desafio é a complexidade de engajar o consumidor final nesse processo, para que descartem corretamente os resíduos nos pontos de coleta disponíveis no mercado varejista, para que as metas ambientais sejam alcançadas.    

Temos uma equipe que trabalha para divulgar o programa de logística reversa, através de ações de merchandising, participação em eventos, treinamentos, informações sobre os pontos de descarte disponibilizadas em nosso site e posts em nossas redes sociais, além de contarmos com o apoio da Green, ativa e presente nessas ações. 

  Conforme avançamos, novas oportunidades e parcerias estratégicas se formam para oferecer soluções que facilitem o descarte para o consumidor e que fortalece a fidelidade deste consumidor com às nossas marcas. Acreditamos, então, que ao adotar essas medidas, a logística reversa se torna um diferencial competitivo e, principalmente, uma ferramenta eficaz para assegurar o cumprimento da legislação por toda a cadeia envolvida, em prol da preservação ambiental. 

  1. Como a parceria com a Green Eletron tem contribuído para que a sua empresa fortaleça sua governança ambiental e atenda às exigências regulatórias para o descarte correto de seus produtos? 

A Green Eletron conta com uma estrutura robusta e eficiente para a operacionalização da logística reversa de nossos produtos, através de sua rede de pontos de coleta, transporte e destinação final ambientalmente adequada. Dessa forma, conseguimos cumprir as metas de recolhimento e tratamento estabelecidas pela legislação de forma organizada, transparente e rastreável.  

Visitei pessoalmente todas as instalações das empresas envolvidas nesse processo e posso assegurar que as operações da logística Reversa da Energizer estão em ótimas mãos.   

Além disso, participamos ativamente das reuniões técnicas, financeiras e estratégicas junto a Green com o objetivo de prover melhorias ao programa, e essa parceria nos oferece o suporte técnico, operacional e de comunicação necessário, fortalecendo nossa governança ambiental e nosso compromisso com a sustentabilidade. 

  1. Para quem deseja ingressar nesta área com foco em sustentabilidade, quais habilidades e conhecimentos você considera essenciais?  

Para quem almeja ingressar na área com foco em sustentabilidade, um genuíno interesse e preocupação com as questões ambientais, aliados a um conhecimento aprofundado da legislação, são habilidades e conhecimentos que considero essenciais como ponto de partida.  

  Contudo, para um desenvolvimento profissional mais robusto, compreender os princípios da economia circular, as diferentes etapas da gestão de resíduos sólidos quanto a coleta, transporte, triagem, tratamento e destinação final ambientalmente adequada, capacidade de Análise de Ciclo de Vida (ACV), além de estar atualizado com as constantes mudanças, dado a natureza dinâmica do campo da sustentabilidade e da logística reversa é um diferencial. Ao integrar essas habilidades e conhecimentos, os profissionais estarão mais bem preparados para contribuir de maneira significativa, impulsionando práticas mais responsáveis e eficientes na gestão de resíduos. 

 

Carlos Uzeda Jr. é gerente para Assuntos Regulatórios para os países LATAM na Energizer Inc.  Possui graduação em Logistics and Supply Chain Management (VVU), especialização em Dangerous Goods Regulations (IATA USA), pós-graduação em Gestão Empresarial (IBMEC) e Master of Business Administration em Marketing e Comunicação (Anhembi Morumbi). Sua formação também inclui PMO – Project Management Office  (FGV) e especialização em Sustentabilidade (ESPM), com foco em ESG, impacto social, comunicação corporativa e marketing sustentável.