Você já foi a alguma loja comprar pilhas e se deparou com um universo de opções? São tantos modelos e preços diferentes que é natural ficar confuso na hora da escolha. Mas, fique calmo! Hoje vamos ajudar você nesse processo.
Primeiro, vamos lembrar algo muito importante: pilhas e baterias não são lixo! Esses itens são compostos por substâncias que agridem o meio ambiente e, quando descartadas de forma incorreta (no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional), podem causar danos ao solo, água e à saúde humana!
Lembre-se de descartar as pilhas e baterias usadas nos coletores da Green Eletron, que estão espalhados em diversas cidades do país. Dessa forma, elas serão destinadas para reciclagem e os insumos recuperados irão para a fabricação de um novo produto. Somente em 2022 reciclamos mais de 140 toneladas desses itens!
Escolhendo a pilha certa para o seu eletrônico
Vamos começar pelas pilhas comuns. Como o próprio nome aponta, elas são indicadas para equipamentos de uso rotineiro, que apresentam baixo consumo de energia. Essas pilhas são feitas de zinco carvão e são resistentes a vazamentos. Normalmente, são opções com preço mais baixo.
Elas são indicadas para relógios de parede, controles remotos, rádios e lanternas portáteis. Todos esses equipamentos utilizam descargas elétricas leves e contínuas.
Outra opção bastante procurada são as pilhas alcalinas. Com 50% a 100% mais energia que as comuns, são indicadas para aparelhos de alto consumo ou usados por muito tempo. Essas são indicadas para brinquedos, câmeras digitais, controles de videogame, mouses e teclados sem fio e podem substituir as pilhas comuns.
As opções recarregáveis também são excelentes. Têm alta carga energética, mas podem ser reutilizadas muitas vezes. Elas são um pouco mais caras, mas por terem alta durabilidade, muitas vezes há um ótimo custo-benefício envolvido, então vale a análise.
São indicadas para produtos muito utilizados e que consomem grande quantidade de energia, como aparelhos profissionais de fotografia, acessórios de informática, videogames portáteis e luminárias.
Entenda melhor a logística reversa de pilhas e baterias neste vídeo:
Pilhas eletrônicas
Você também já deve ter encontrado por aí um modelo menor, arredondado, que parece uma moeda. São conhecidas como pilhas eletrônicas e apresentam grande poder de energia, mas em um tamanho reduzido. Elas são ideais para dispositivos pequenos, mas que exigem alto consumo, como calculadoras, relógios de pulso, controles remotos e alguns aparelhos médicos.
Muitas versões, mas, após o uso, um só destino
Não importa qual delas você precisa! Quando as pilhas já não funcionarem mais, é hora de descartar em um dos nossos coletores. Assim, contribuímos com um futuro mais promissor para as próximas gerações e com a saúde do meio ambiente. Além disso, a reciclagem estimula a economia e a geração de renda para os profissionais do setor.
Ficou curioso para saber como funciona esse processo de reciclagem? Falamos sobre isso mais detalhadamente aqui.
Outra dica importante é utilizar os eletroeletrônicos conforme as indicações do manual de instruções. Dessa forma, você preserva a vida útil deles – e das pilhas -, que duram mais tempo! Economia para você e a natureza.