Uma dúvida que muitas pessoas têm é se lâmpadas fluorescentes são consideradas “lixo eletrônico”. A resposta é não, mas existe uma semelhança entre esses dois tipos de resíduos: ambos precisam ser descartados com cuidado, nos lugares adequados, para que sejam encaminhados para o destino correto. A Green Eletron não trabalha com esse tipo de material, mas a Reciclus, nossa parceira, sim. Trata-se uma organização sem fins lucrativos que se dedica à logística reversa de lâmpadas, resíduos que precisam de especial atenção na hora do descarte.
Assim como eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes são compostas por diferentes materiais, que devem ser separados para depois serem reciclados. Basicamente, elas possuem dois eletrodos dentro da estrutura de metal e um tubo de vidro com vapor de mercúrio e pó de fósforo dentro. A energia elétrica, quando conectada aos eletrodos, agita as substâncias dentro do tubo, que reagem em forma de luz. O vidro é responsável por 95% da composição de lâmpadas, seguido das peças de metal. Essas partes podem ser convertidas em matéria-prima para indústria, reduzindo as extrações de insumos da natureza.
A Reciclus é responsável pelo trabalho de recolhimento, transporte e destinação ambientalmente correta das lâmpadas, onde as lâmpadas passam pelo processo de separação dos componentes (vidro, partes metálicas, pó fosfórico e mercúrio) e descontaminação para separação do mercúrio. Este, quando liberado na natureza devido ao descarte incorreto, pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente, contaminando o solo, lençóis freáticos, rios e consequentemente os animais que habitam o local.
Mas, antes que as lâmpadas possam ser destinadas de forma ambientalmente correta, precisam ser descartadas em locais específicos pelo consumidor. Para isso, a Reciclus disponibiliza coletores em Pontos de Entrega, que se espalham em 26 estados do país. A população pode depositar suas lâmpadas queimadas ou sem uso nesses pontos, que ficam instalados, geralmente, em estabelecimentos do varejo. Localize a caixa coletora Reciclus mais próximo de você.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do descarte correto de lâmpadas, que tal reunir as que você não usa mais aí na sua casa? Depois é só passar na por um Ponto de Entrega mais próximo e descartar os resíduos. Como você percebeu, é muito fácil fazer a sua parte.
5 Comentários
Inaja Breitenstein
Obrigada, me ajudou muito
Haila
Boa tarde! Sou secretaria de meio ambiente de floriano, Piauí. Tenho interesse em iniciar um projeto de pilhas e baterias. Vcs fecham parceria com municípios fora de São Paulo?
Green Eletron
Parabéns pela iniciativa! Para solicitar a instalação de um ponto de entrega voluntária preencha o cadastro em nosso site https://green.care-br.com/site/cadastro-parceiro. Caso a Prefeitura tenha interesse em realizar outras ações, entre em contato através do email contato@greeneletron.org.br
Daniel Franklin de Souza Costa
Bom dia, venho por meio deste solicitar o orçamento do descarte de lâmpada para o Hospital Municipal da Brasilândia.
Quantidade 700 lâmpadas
70kg entre lâmpadas fluorescente e de led.
Mais duas caixas de reatores e lixo Eletrônico em torno de 10kg duas caixa.
Att
Daniel Franklin de Souza costa
Técnico de segurança do trabalho
Green Eletron
Olá Daniel, agradecemos a sua mensagem. A Green Eletron não atua com esse tipo de recolhimento. Aconselhamos você a procurar a prefeitura do seu município para consultar o local correto para esses descartes.