Existem algumas práticas sustentáveis que ajudam a preservar o meio ambiente e que podem estar presentes no nosso dia a dia.
Algumas são muito conhecidas, como economizar água e eletricidade, preferir produtos biodegradáveis, e claro, a reciclagem (inclusive de lixo eletrônico). E todas elas fazem uma grande diferença.
E aqui já vamos entrar no tema desse conteúdo: a reciclagem! Você sabia que existem diversos tipos de resíduos, além daqueles clássicos (das lixeiras coloridas de papel, vidro, metal e plástico)? Pois é!
Todos nós temos diversos itens dentro de casa que podem ser reciclados, e alguns são menos óbvios, como os remédios, as roupas e os tecidos, e o lixo eletrônico.
Essas categorias têm regras mais rigorosas para o encaminhamento correto dos materiais, não podemos simplesmente deixar em uma lixeira, viu?
Os medicamentos devem ser levados a uma farmácia, responsável por fazer a logística reversa.
As roupas e tecidos podem ser doadas ou, se necessário, levadas a locais de descarte, como programas desenvolvidos por lojas especializadas.
E o lixo eletrônico? Antes, vamos explicar o que ele é: se um produto vai na tomada ou usa pilha/bateria, faz parte desse grupo.
E quando ele não tiver mais utilidade ou conserto, se torna um resíduo (ou lixo) eletrônico, que também necessita de destinação correta, o descarte na lixeira comum ou pela coleta seletiva não funcionam.
E por que devemos reciclar esse tipo de coisa?
Porque além de contaminar o solo e a água, a separação e recuperação dos insumos evitam que seja preciso recorrer à natureza para buscar mais matéria-prima, por meio da mineração, por exemplo.
Quando reciclamos os itens e pilhas/baterias, possibilitamos que os componentes já utilizados (como zinco, cobre e lítio, por exemplo) sejam reutilizados. É um verdadeiro ganha-ganha.
Bom no aspecto ambiental, social (leva renda aos profissionais) e econômico (promovendo a economia circular).
É por isso que promover o reaproveitamento dos resíduos é fundamental! Então trouxemos algumas dicas valiosas para facilitar o descarte de equipamentos dessa categoria na sua rotina. Vamos lá?
Mantenha uma área em sua casa dedicada para separar eletrônicos, pilhas e baterias usadas. Isso pode ser uma caixa, sacola ou cesto.
Mas, atenção! Tome um cuidado extra no armazenamento de pilhas e baterias.
Deixe sempre em um recipiente seguro, longe do alcance de crianças e animais de estimação, para evitar riscos de vazamento ou contaminação.
2. Descubra onde pode descartar
Como já mencionamos antes, esses resíduos também não podem ser deixados no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional, tá bom?
A maneira certa é procurar os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) destinados para esse tipo de resíduo, como os da Green Eletron. Eles estão, normalmente, em lojas do varejo e espaços com grande movimentação.
Hoje existem mais de 10 mil PEVs da gestora, em todo o país, preparados para receber os itens, que são recolhidos e enviados à reciclagem. Para encontrar os mais próximos, basta acessar o localizador dos coletores que recebem produtos pequenos e médios ou os exclusivos de pilhas e baterias.
Caso não encontre, você também pode buscar os ecopontos das prefeituras ou conversar com uma cooperativa, que deve conhecer melhor a sua região. E há outro caminho, ainda: perguntar aos fabricantes, que têm obrigação legal de dar a destinação correta aos seus produtos.
Com esse conhecimento, você pode criar o hábito e incluir essa iniciativa na sua rotina! Se o PEV estiver perto do seu trabalho ou escola/faculdade, por exemplo, se comprometa a levar e descartar de vez em quando.
Se estiver em uma cidade próxima, se programe para aproveitar uma possível visita ao município com os itens para descarte. Caso o ponto esteja em uma loja perto de você, leve os produtos para entregar ali quando estiver fazendo uma compra ou pesquisa. O segredo para não deixar acumular é criar essa rotina!
3. A conscientização é fundamental
Eduque-se e conscientize sua família e amigos sobre a importância do descarte correto de eletrônicos, pilhas e baterias. Isso ajuda a promover práticas sustentáveis em sua comunidade. Assim você amplia os bons resultados de uma ação, tornando-a coletiva!
Existem muitos desafios para que a reciclagem de eletroeletrônicos e pilhas/baterias evolua. Se cada um fizer sua parte (consumidores, indústria, governo, varejo), o planeta agradece, né?
Viu só como não é difícil? Entenda mais sobre os mitos e verdades do lixo eletrônico aqui:
5 Comentários
josé roberto rotger
excelente dicas para descarte consciente , precisamos ter mais responsabilidade com nossos resíduos !!!!
Green Eletron
Com toda certeza, José! Agradecemos o seu comentário e vamos juntos nessa jornada de sustentabilidade.
rose
rio,dia 15/05/2024 gostaria de saber se existe coleta de tv tubo antiga sony 29 para reciclagem no rio de janeiro em copacabana obrigada…
Eduardo
Lâmpadas de LED são recolhidos na mesma “caixa” que os de pilha e outros equipamentos eletrônicos para reciclagem?
Green Eletron
Oi, Eduardo. Agradecemos a sua mensagem. As lâmpadas de LED devem ser entregues nos coletores da Reciclus, empresa que faz a logística reversa desse tipo de equipamento. Para conferir os coletores deles, acesse https://reciclus.org.br/