No Mês Internacional das Mulheres, destacamos a crescente presença feminina no setor eletroeletrônico e sua contribuição para a inovação e a sustentabilidade. Isso porque elas são agentes essenciais na adaptação às mudanças climáticas e na implementação de soluções inovadoras.
Segundo os resultados do Censo 2022 do IBGE, o Brasil possui uma população majoritariamente feminina: 51,5% das pessoas são mulheres, enquanto os homens representam 48,5%. Apesar dos desafios ainda existentes em nossa sociedade, o dado reforça o potencial do país para ampliar a participação feminina na construção de um futuro mais sustentável.
Neste blog post, vamos discutir as principais áreas em que as mulheres estão inseridas no setor de tecnologia e na logística reversa de eletroeletrônicos, evidenciando o impacto positivo dessa atuação. Boa leitura!
A atuação feminina no setor tecnológico tem crescido de forma significativa. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), entre 2020 e 2023, a representação feminina na tecnologia cresceu a uma taxa anual de 7,7%.
As mulheres estão conquistando espaço em diversas frentes, como desenvolvimento de software, ciência de dados e gestão de processos sustentáveis. Um exemplo histórico de sua relevância é Ada Lovelace, reconhecida como a primeira programadora do mundo, que teve contribuições essenciais para a criação de tecnologias fundamentais para o nosso cotidiano.
Na outra ponta da cadeia produtiva, a logística reversa de eletroeletrônicos também apresenta forte presença feminina. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), 70% dos 800 mil profissionais que atuam na reciclagem de materiais no Brasil são mulheres.
Fonte: Freepik
Essas profissionais são motores para a economia circular, garantindo o retorno de materiais para a cadeia produtiva e reduzindo impactos ambientais. Por isso, reconhecer o papel dessas trabalhadoras é essencial para melhorar suas condições de trabalho, garantir seus direitos e valorizar sua imensa contribuição para a sustentabilidade e o desenvolvimento social.
Ao participar ativamente da reciclagem de eletroeletrônicos, a população também está contribuindo para a criação de mais oportunidades para as mulheres.
Como mencionado anteriormente, a maior parte da força de trabalho no setor de reciclagem é feminina, o que significa que o engajamento coletivo na logística reversa gera impactos positivos tanto ambientais quanto sociais e econômicos.
A Green Eletron acredita na diversidade de gênero e no impacto positivo que a participação feminina tem na construção de um futuro mais inovador e sustentável.
Quer saber mais sobre como contribuir para a reciclagem de eletroeletrônicos e apoiar essa causa? Confira outros conteúdos sobre sustentabilidade e logística reversa!