Sabia que pilhas e eletroeletrônicos quebrados ou em desuso não são lixo? O nome correto é “resíduo eletrônico”, já que os itens podem ser reciclados. Aliás, não devemos descartá-los no lixo comum ou na coleta seletiva tradicional (vidro, plástico, papel, metal).
Isso acontece porque esse tipo de resíduo é constituído de vários componentes que, quando manuseados de forma incorreta, podem contaminar a água, o solo e ser prejudicial até mesmo para os seres humanos. Por isso, devemos enviar os itens para locais específicos, preparados para separar e reciclar o material com segurança.
Para facilitar o processo, existem os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), locais que recebem os eletrônicos e encaminham para os operadores de manufatura reversa para o manuseio e desmontagem dos aparelhos.
Os coletores de eletroeletrônicos podem ser encontrados, por exemplo, em lojas do varejo. Para saber onde fica o mais próximo de você, clique aqui. Já os locais exclusivos para a entrega de pilhas, você encontra também em diversas redes de farmácias de todo o Brasil.
Na cidade de Cascavel, 5ª maior do estado do Paraná, os moradores podem descartar seus resíduos eletrônicos ou pilhas em 27 PEVs instalados pela Green Eletron, entidade gestora de logística reversa desse tipo de material, sendo 25 exclusivos para pilhas.
Nos outros 2 PEVs, que também recebem eletroeletrônicos, é possível descartar vários tipos de aparelhos, como smartphones, secadores de cabelo, calculadoras, etc. Por isso, antes de se dirigir a qualquer um deles, é importante saber quais tipos de resíduos eletrônicos você pode levar.
Veja a lista para encontrar o ponto mais perto de você:
Eletroeletrônicos e pilhas:
Casas Bahia Cascavel – Centro
Avenida Brasil, 5964. Centro. CEP: 85812-001. Cascavel-PR
Pontofrio Cascavel – Centro
Avenida Brasil, 5950. Centro. CEP: 85812-001. Cascavel-PR
Para buscar os outros 25 pontos de coleta exclusivos para o descarte de pilhas usadas, sem utilidade, clique aqui.