Eles são nossos companheiros inseparáveis no dia a dia desde há algumas décadas e hoje é impossível viver sem. Você já parou para pensar como seria sua vida sem os aparelhos eletrônicos que você tem em casa ou no ambiente de trabalho?
Mas para que esses queridinhos movidos à pilha, bateria ou eletricidade continuem nos ajudando por muito tempo, é importante conservá-los de forma adequada como sugerem seus fabricantes ou seguindo algumas dicas que daremos a seguir e que podem ser muito úteis:
Celulares: a maneira como você carrega seu aparelho pode ajudar a mantê-lo ativo por muito tempo. Os fabricantes sugerem nunca carregá-lo até a carga total de 100%, isso porque depois que o aparelho atinge os 80% de carga, há um desgaste energético da bateria e um superaquecimento do aparelho. Também é aconselhável não o expor ao calor excessivo, não permanecer com ele conectado ao carregador e em uso nas mãos e não deixar o celular carregando durante toda a madrugada.
Controles remotos: quem é um pouco mais velho viveu a época em que era preciso levantar do sofá toda vez que fosse mudar o canal da TV e sabe da importância que esse aparelho tem em nossas vidas. Por esse motivo, mantenha o local de armazenamento das pilhas sempre limpo. Se as pilhas vazarem em seu interior, utilize luvas e um pano para fazer a higienização. Se as pilhas forem alcalinas, use suco de limão ou vinagre. Já nas ácidas, recorra ao bicarbonato de sódio com água. Atenção: nunca use líquidos em abundância, pois eles podem danificar o controle remoto. Outra dica super importante é a de retirar as pilhas de dentro dos controles quando for se ausentar por muito tempo de casa, assim você evita que elas se aqueçam e provoquem esses vazamentos tão chatos.
Computadores e notebooks: esses aparelhos têm uma duração média de dois a quatro anos, mas também é possível estender sua vida útil. Alguns componentes internos como cooler e gabinete acumulam poeira e isso pode prejudicar seu desempenho, por isso, é recomendado que faça uma limpeza interna a cada seis meses. É claro que se você não tiver prática com isso, é importante que consulte uma assistência técnica. Outra dica importante diz respeito à temperatura, PCs e notebooks devem ficar longe do sol e da umidade em excesso ou em ambientes com pouca ventilação. Outro detalhe: nunca desligue-os diretamente no botão “power”, pois essa ação causa o desgaste de alguns componentes da máquina, como o cooler e discos rígidos. Sempre desligue pelo Menu Iniciar – Desligar.
Mouses: os ratinhos inseparáveis de notebooks e PCs de mesa também precisam de cuidados especiais para não serem descartados antes do tempo. Lembre-se de sempre desligar quando terminar de utilizá-los, isso vai ajudar a poupar sua pilha ou bateria. Olha essa dica que curiosa, a cor do mousepad interfere na bateria do aparelho. Segundo uma fabricante, mousepads escuros e pouco reflexivos obrigam o sensor do mouse a operar de maneira mais forte, consumindo mais energia, então o ideal é utilizar o mouse sobre uma superfície levemente colorida. Outra dica valiosa é não misturar pilhas e baterias velhas com novas ou de marcas diferentes, então, utilize sempre da mesma marca e novas.
Essa é para quem gosta de utilizar mouses sem fio via wireless: utilizá-los muito distante do computador ou notebook também vai comprometer sua vida útil, então, não precisa ir tão longe, né?
Joysticks: além de mandar bem nos jogos, um bom gamer também precisa cuidar bem do seu equipamento. Cada vez mais modernos e cheios de funcionalidades, os joysticks também precisam de uma atenção especial. A dica mais importante é sobre as pilhas e baterias: para que elas não estourem e vazem dentro do equipamento, é importante retirá-las sempre que não for utilizado por um tempo mais longo. No caso dos aparelhos que possuem bateria recarregável, lembre-se de sempre carregá-las por completo para evitar diminuir o desgaste da química presente no componente.
Bem legal, não é? Agora, se um desses equipamentos já está danificado ou sem utilidade, nada de descartá-los no lixo comum. Esses materiais são resíduos eletrônicos e devem ser encaminhados para locais onde serão totalmente reciclados. Aqui, você consegue localizar o coletor de eletroeletrônicos Green Eletron mais próximo na sua região e destiná-los para o local correto. Para pilhas são mais de 6 mil opções no Brasil todo.
Para mais dicas, siga a página do movimento Eletrônico Não é Lixo no Instagram ou Facebook.
1 Comentário
Lixo eletrônico: mundo bate recorde histórico de geração de resíduo -
[…] existem diversos fatores que contribuem para esse aumento, como a venda de produtos com a vida útil cada vez mais curta, a rápida evolução tecnológica, a decisão de jogar fora antes de tentar […]