Em alguns países, como o Japão, a reciclagem do “lixo eletrônico” – ou resíduo eletrônico, como o chamamos aqui na Green Eletron – já faz parte do cotidiano da população e é um hábito absorvido pela maioria. No Brasil, porém, ainda temos um longo caminho a percorrer para que os nossos mais de 200 milhões de habitantes tenham acesso à educação ambiental e ao descarte correto de eletroeletrônicos. Uma boa forma de começar é adotar alguns hábitos sustentáveis, ações simples que podemos fazer em casa e que, no fim das contas, acabam beneficiando a todos e ao meio ambiente.
Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para você começar a separar os eletroeletrônicos sem uso aí na sua casa, sem custo ou risco nenhum. É para ler, adotar e compartilhar com os amigos e familiares. Olha só!
Comece recolhendo tudo
Segundo uma pesquisa do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), 85% dos brasileiros têm eletroeletrônicos ou pilhas sem uso espalhados pela casa, sem saber o que fazer com eles. Essa é a sua situação também? Tente vasculhar pelos cantos do seu lar, no fundo de gavetas, armários e caixas. Separando todo o “lixo eletrônico”, fica mais fácil saber se você tem mais pilhas, eletrônicos de pequeno porte ou eletrodomésticos de médio porte, por exemplo. É questão de organização mesmo.
Guarde tudo num local específico
Agora que você já separou todos os equipamentos que quer descartar, é importante que os guarde em um local específico. Para isso, você pode reutilizar uma caixa de sapatos ou a embalagem de um dos eletroeletrônicos, inclusive. Uma prateleira em seu guarda-roupa ou na despensa também dão conta do recado. Alguns itens menores, como as pilhas, se perdem facilmente, então essa dica é importante para que os resíduos não voltem a sumir pela casa.
Junte um bom montante antes de descartar
Otimize seu tempo. Espere até ter juntado uma boa quantidade de eletroeletrônicos sem uso em seu cantinho dos resíduos eletrônicos antes de se dirigir ao coletor mais próximo. Assim, você terá que sair para descartá-los com menor frequência, gastando menos tempo e ajudando ao meio ambiente da mesma forma.
Antes de descartar, reflita
Será que esse resíduo precisa mesmo ser descartado? Além do descarte responsável, a Green Eletron acredita que estender a vida útil dos aparelhos também é uma ação sustentável. Por isso, nossa dica é que, antes de descartar, você reflita se o equipamento realmente não tem mais uso, se tem concerto ou se pode ser doado a alguém.
2 Comentários
Lucas Paulatti Kassar
Não há pontos de coleta em Curitiba/Paraná. O que fazer?
Green Eletron
Lucas, obrigada pelo interesse em fazer o descarte correto dos seus equipamentos eletroeletrônicos sem uso. Atualmente temos 10 coletores em Curitiba (PR). Veja as localizações aqui: https://bit.ly/3jzNg1A