O varejo é parte importantíssima da cadeia de aparelhos elétricos, eletrônicos e pilhas, porque é o estágio que mais está próximo do consumidor. Ou seja, podemos encarar varejistas como mediadores entre a indústria e a população em geral. É por meio de estabelecimentos comerciais que nós adquirimos muitos dos produtos que usamos em casa, e esses mesmos lugares são os pontos mais fáceis onde podemos descartá-los após o uso.
No entanto, nem todos as empresas do varejo devem receber coletores de eletroeletrônicos. Principalmente porque esses pontos de coleta devem ser pensados estrategicamente por entidades gestoras, sendo priorizados os comércios que recebem grande circulação de pessoas e que sejam de fácil acesso para o consumidor.
Assim, shopping centers, supermercados, grandes lojas populares e comércios situados nos locais mais movimentados das cidades e bairros são ideais para receberem coletores. Por exemplo, grandes varejos já foram incluídos ao sistema de coleta da Green Eletron. Antes de instalar seus Pontos de Coleta Voluntária (PEVs), a gestora realiza estudos criteriosos que mapeiam as áreas mais adequadas a receberem esses coletores, de acordo com a demanda de cada região.
A contribuição do varejo com a logística reversa está prevista na legislação federal. Como descrito no Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos, é de responsabilidade de varejistas, assim como de fabricantes, transportadores e importadores desses produtos, viabilizar a reciclagem dos mesmos. No documento, consta que, embora nem todos os comércios sejam legalmente obrigados a instalar um coletor de resíduos eletrônicos, é necessário que pelo menos algumas lojas, definido em conjunto com a Green Eletron, de cada rede de varejo esteja incluída no sistema de logística reversa. Mesmo que não possam receber descartes, estabelecimentos podem ajudar divulgando a logística reversa e o descarte responsável de resíduos eletrônicos.
6 Comentários
Maria Luiza
Não consigo descartar meu notebook quebrado e velho , sou de Praia Grande,
Green Eletron
Oi, Maria Luiza!
Obrigada pelo contato e a preocupação com o descarte correto do seu notebook. Em Praia Grande temos três coletores instalados que recebem o seu notebook. Confira qual é mais próximo da sua casa no link: https://bit.ly/3jLphM6
ESTEVÃO ALUÍSIO
Boa tarde é só descartar? Preciso fazer algum cadastro?
Green Eletron
Estevão, basta identificar o coletor mais próximo de você e fazer o descarte. Sem cadastros! Encontre os nossos Pontos de Entrega Voluntária aqui: http://www.greeneletron.org.br/localizador
Alexandre
Boa Tarde
Porque não regularizar uma lei para supermercado ou loja para recolhimento do lixo eletrônico eles não vende ?
Pelo tempo já teria baixado uma lei regularizada para tal eventos.
Green Eletron
Olá, Alexandre! Tudo bem?
A lei já existe e está prevista na PNRS e no Decreto Federal nº 10.240. 🙂