Você sabia que as pilhas e baterias e os eletroeletrônicos quebrados ou em desuso não são considerados lixo comum? Eles fazem parte do que chamamos de resíduo eletrônico. Isso significa que estes itens não podem ser descartados em qualquer lugar.
A maneira correta de se desfazer desses produtos, é levando-os aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), locais destinados especificamente para receber esse tipo de descarte. Assim, os itens são encaminhados para a reciclagem, garantindo uma destinação ambientalmente correta.
A iniciativa, que leva ao reaproveitamento dos insumos de cada item, é muito importante, porque o volume de resíduos sólidos gerados que são descartados incorretamente e acabam na natureza, contaminando o solo e água, é muito grande. As pesquisas mostram que o Brasil recicla somente entre 3% e 5% de tudo o que produz. Então, consegue imaginar o quanto falta nessa conta? É muita coisa!
É tóxico: resíduos desse tipo podem contaminar o meio ambiente
Isso acontece porque esse tipo de resíduo é produzido com componentes que, quando descartados de outra forma, podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Por isso, é necessário ter um cuidado especial na hora de jogar suas pilhas e eletrodomésticos fora. E é possível incluir esse hábito sustentável no nosso dia a dia, viu?
Os coletores podem ser encontrados em diversos lugares, como lojas de varejo e supermercados e você pode consultar os mais próximos aqui. Também existem os locais exclusivos para a entrega de pilhas e baterias, que podem ser encontrados aqui (inclusive em algumas redes de farmácias de todo o Brasil).
Uberlândia tem 2 PEVs de eletroeletrônicos e 35 de pilhas e baterias
A cidade de Uberlândia é a segunda maior do estado de Minas Gerais. A região conta com 2 PEVs da Green Eletron, maior gestora de logística reversa de resíduos eletrônicos do país. Os coletores podem receber pilhas, baterias, eletroeletrônicos e até lâmpadas LED sem uso. Mas fique atento, pois os coletores não recebem outro tipo de lâmpada, viu?
Se você mora ou está de passagem pelo município, não deixe de tirar um tempo para dar o destino correto aos seus aparelhos! Essa atitude ajuda a manter a cidade mais limpa, a contribuir com a saúde do meio ambiente e ainda incentiva a geração de renda para os profissionais da reciclagem. E é rápido, fácil e prático!
Endereços PEVs de eletroeletrônicos:
Avenida Afonso Pena, 217. Centro. CEP: 38400-128. Uberlândia-MG
Avenida Paulo Gracindo, 15. Morada da Colina. CEP: 38411-145. Uberlândia-MG
Uberlândia também conta com 35 Pontos de Entrega Voluntária exclusivos para pilhas e baterias. Eles têm menor capacidade, para receber apenas esse tipo de produto, então não leve itens maiores, tá bom?
Localizados em farmácias, lojas de varejo e supermercados, estão espalhados pela cidade. Para consultar a lista completa, clique aqui e procure o mais próximo.
Dica extra:
Você sabia que cada pilha tem uma recomendação de uso, considerando o tipo de aparelho?
São muitas opções, o que pode confundir a nossa cabeça, como consumidor. Afinal, existem pilhas comuns, alcalinas, recarregáveis, eletrônicas.
Quer saber mais? Aqui nesta publicação explicamos melhor!
Vamos fazer a diferença juntos?
2 Comentários
Priscila Moreira
Boa tarde,
Trabalho em um hospital público da cidade de Uberlândia, e gostaria de saber como proceder para ter um ponto de coleta de pilhas e baterias no local de trabalho.
Green Eletron
Olá, Priscila. Agradecemos sua mensagem. Para se tornar um Ponto de Entrega Voluntária é necessário preencher o cadastro em nosso site https://greeneletron.org.br/cadastro-parceiro destacamos que o preenchimento do formulário não garante instalação imediata dos coletores.